Fraude: e-mail tenta obter senhas de clientes do Itaú
Correntistas do Itaú têm recebido e-mails em nome do banco, solicitando que seus dados pessoais sejam atualizados em um novo site da instituição. São mensagens fraudulentas, alerta o banco. O que o autor das mensagens pretende é roubar senhas dos correntistas e, assim, ter acesso às suas contas.
O e-mail que tem circulado nos últimos dias pede que os correntistas acessem a suposta nova página do serviço de internet banking do Itaú. O site falso é bastante semelhante ao original e, por isso, quem não estiver atento pode ser facilmente enganado. Logo de início, a página solicita o número da conta e a senha do correntista. No entanto, por questões de segurança, este não é um procedimento comum entre serviços desse tipo.
No caso do Itaú, é importante perceber também que o endereço (domínio) do site falso termina com o sufixo “.CX”, ou seja, é originado nas Ilhas Natal, no Oceano Índico.
O texto do e-mail diz que o recadastramento seria uma exigência do controle sobre as movimentações financeiras acima de R$ 5 mil, que devem ser comunicadas à Receita Federal. Para isso, o correntista teria 48 horas para acessar a falsa página e redigitar seus dados sigilosos.
Em um comunicado, o banco frisou que não costuma usar mensagens eletrônicas na sua comunicação com os correntistas, principalmente em casos de necessidade de atualização de dados ou dos programas utilizados para a movimentação das contas correntes.
O banco também recomenda o uso de anti-vírus e a eliminação imediata do e-mail com a tentativa de fraude, com o objetivo de garantir a segurança e a integridade das informações contidas nos seus computadores.
O mesmo golpe já ocorreu anteriormente. No início deste mês, por exemplo, correntistas do Banco do Brasil também receberam mensagens desse tipo. Mas a instituição conseguiu evitar contratempos e negou que seus clientes tenham tido prejuízos. Alertas semelhantes também foram feitos para os contribuintes, em nome da Receita Federal.
Na última segunda-feira, clientes de um dos maiores bancos da Austrália, o Commonwealth Bank, também foram vítimas de golpe via e-mails falsos.