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Filhos compraram mais à vista

Guarulhos, 16 de maio de 2006

O resultado das vendas para o Dia das Mães ficou dentro das expectativas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (que mede vendas a prazo) e ao UseCheque (negócios à vista) da ACSP aumentaram 0,1% e 14,3%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2005.

“O resultado das vendas bateu com as nossas expectativas, apesar de o crediário ter mantido o mesmo patamar do ano passado”, disse o economista Emílio Alfieri, do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP. Vestuário e calçados foram alvo para a segunda melhor data de vendas do varejo. “O clima frio no início deste mês e os R$ 50 a mais no salário mínimo movimentaram o pequeno comércio”, disse Alfieri. Jóias, perfumes, bijuterias, CDs, DVDs e celulares também foram destaques nas vendas.

“O cenário é moderadamente positivo. As vendas devem continuar a ser puxadas pelo cheque, já que o crediário está mais atrelado à política de juros do Comitê de Política Monetária (Copom)”, acrescentou o economista. Segundo Alfieri, as pessoas ainda têm receio na hora de assumir dívidas maiores. “Para movimentar o crédito, o Copom precisa fazer um corte superior a 0,75 ponto percentual”, disse o economista.

Shoppings – Os shoppings também tiveram grande movimento nos dias que antecederam o Dia das Mães. O resultado no Shopping ABC foi um aumento de 18% no fluxo de público e de 15% nas vendas quando comparados ao mesmo período de 2005. “O movimento foi intenso na semana que antecedeu o Dia das Mães e permaneceu lotado em todo final de semana”, disse o superintendente do empreendimento, Antonio Carlos Ferrite Sampaio.

Segundo ele, apenas no sábado, 70 mil pessoas passaram pelo local, um fluxo 20% maior do que em um sábado normal. “O forte apelo da data, e a chegada de novas marcas, com a inauguração do Piso Loft, também impulsionaram as vendas”, disse Sampaio. Chegaram ao shopping lojas como Casas Bahia, Zêlo e Lojas Americanas.

Outros – O shopping Interlagos também registrou um incremento de vendas de 8%, e um aumento de público de 5%, se comparado ao Dia das Mães de 2005. Já o Tamboré alavancou as vendas em 18% em relação ao mesmo período do ano anterior e teve alta de 20% no fluxo de pessoas. Os artigos mais procurados foram celulares, roupas e calçados.