Feira tem opções para quem pretende abrir um negócio
Muita gente pensa em abrir uma franquia e trabalhar por conta própria. O primeiro passo antes de tirar o dinheiro do bolso para montar um negócio é obter dados da franqueadora e de pessoas que já atuam no negócio. O futuro microempresário pode tirar essas e outras dúvidas na 12ª edição da ABF Franchising Expo, que acontece a partir desta quinta-feira no ITM Expo, na Zona Norte.
Ao todo, 170 expositores vão atender o público na feira. Entre eles grandes empresas como Kopenhagen e médias como a Jin-Jin, rede fast food de comida chinesa. É a chance de os interessados conheceram a margem de lucro estimada para cada negócio, o valor cobrado pelo uso da marca (royalties) e os investimentos para montar uma loja ou quiosque.
A expectativa da Associação Brasileira de Franchising, que está organizando a feira em conjunto com a Guazzelli Messe Frankfurt, é que 23 mil pessoas passem pelo local nos quatro dias do evento. No ano passado, a feira movimentou R$ 300 milhões em negócios. Para este ano, a previsão é de crescimento de 30% no faturamento.
Uma das novidades dessa 12ª edição é o Salão do Ponto Comercial, espaço de 3 mil metros quadrados, onde empresas especializadas em empreendimento imobiliário comercial vão dar informações sobre os locais onde as franquias podem ser instaladas, como shoppings ou galerias. Na seção Gosto do Franchising, os visitantes poderão conversar com franqueadores do setor de alimentação.
Investimento
Segundo a ABF, o investimento para montar uma franquia vai de R$ 100 mil a R$ 150 mil. Mas é possível achar opções mais em conta. Hoje, existem no Brasil cerca de 56 mil franquias de 650 empresas diferentes. O país é o terceiro no ranking mundial de franchising, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão. Dados do setor mostram que 90% das franquias conseguem completar 10 anos de vida. O faturamento anual no Brasil é de R$ 28 bilhões.
Vanessa Pessoa