Fácil estende atendimento para cinco regiões
Em comemoração ao aniversário de um ano do Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão, a partir do dia 08 de agosto o seu serviço será ampliado para outras cinco regiões da cidade: Taboão, Jardim São João, Parque Jurema, Cumbica e Jardim Presidente Dutra. Com isso, o atendimento que já é oferecido há um ano no Bom Clima chegará próximo das localidades mais distantes do centro da cidade, facilitando ainda mais o acesso dos guarulhenses aos serviços oferecidos pela Prefeitura.
A solenidade de abertura dos serviços da Prefeitura nos bairros, que contará com a presença de autoridades e do prefeito Elói Pietá (PT), acontecerá em duas etapas: na sexta-feira (08), às 10h, no Jardim Presidente Dutra; e às 11h30, no Jardim São João; e na segunda-feira (11), às 13h, em Cumbica; às 15h30, no Parque Jurema; às 16h30, no Taboão.
O Fácil disponibiliza cerca de 600 serviços da Prefeitura, como certidões diversas, cópias de plantas, parcelamento de débitos, alvarás, protocolo, além dos prestados pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), como pedidos de ligação de água, mudança de cavalete, entre outros. Lá também podem ser encaminhadas as solicitações para a Proguaru.
Diferente da unidade do Bom Clima, onde o atendimento é das 8h às 22h (de segunda a sexta-feira) e das 8h às 13h (aos sábados), nos novos cinco postos os usuários encontrarão os serviços das 8h às 17h (de segunda a sexta-feira).
Cerca de 290 mil pessoas já foram atendidas durante esse primeiro ano de funcionamento. Segundo pesquisa de satisfação feita com usuários, 67,5% dos cidadãos consideram o atendimento ótimo, 32,3% (bom), 0,1% (regular) e 0,1% (péssimo).
O Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão conta com 120 funcionários entre atendentes, gerentes e administrativos, que trabalham 33 horas semanais. Desse total, 20 serão deslocados e distribuídos entre as novas unidades.
Postos descentralizados
A abertura dos serviços da Prefeitura nos bairros também vai aliviar a demanda concentrada na unidade do Bom Clima, no Paço Municipal. Esse processo de descentralização do Fácil faz parte do conjunto de ações promovidas pelo Núcleo de Modernização Administrativa, que tem revisto procedimentos a fim de eliminar etapas e diminuir a burocracia. Também foram implementadas algumas medidas como o aprimoramento do sistema de informática, capacitação e treinamento específico para o atendimento nos bairros.
Cada uma das cinco novas unidades do Fácil possui cerca de 250 metros quadrados de área útil, mobiliário adequado e confortável, atendimento por senha eletrônica, ar-condicionado e TV para entretenimento dos munícipes. As unidades de Parque Jurema e São João terão atendimento bancário interno exclusivo para pagamento de contas referentes à Prefeitura e ao Saae. Os postos de Cumbica, Taboão e Presidente estão localizados próximos à rede bancária ou de locais de arrecadação, como casas lotéricas.