Especialista da FGV aborda Ética no serviço público para servidores
“A administração pública tem o poder de criar e liderar um ambiente ético na sociedade. Como possui visibilidade e a competência para atingir a população, é capaz de construir valores”. A afirmação foi feita pela professora de ética e marketing, coordenadora do mestrado profissional em Gestão e Políticas Públicas da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EASP), dra. Maria Cecília Coutinho de Arruda, para uma plateia de aproximadamente 150 servidores durante a palestra “Ética no serviço público”, realizada nesta quarta-feira, dia 25, no auditório do Adamastor Centro, pelo Departamento de Modernização Administrativa da Secretaria de Administração e Modernização.
O papel dos gestores e dos servidores, de acordo com a especialista, é importante para o desenvolvimento de valores éticos. “Os agentes públicos devem agir com transparência, integridade, responsabilidade no cumprimento das normas e comprometimento social”, explicou Maria Cecília, que abordou ainda questões sobre comportamento ético individual, trabalho em equipe, responsabilidade social, entre outras.
A proposta do programa, segundo o gestor do Departamento de Modernização Administrativa, Ivan Félix Campanhã de Sousa, é promover a discussão sobre o papel do servidor e sua responsabilidade como gestor público.