Empreender formará mais grupos
O Projeto Empreender, uma iniciativa da Facesp, Federação das Associações Comerciais de São Paulo, e do Sebrae, Serviço nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que visa unir micro e pequenos empreendedores em um esquema de cooperação competitiva para que possam crescer no mercado, iniciará, a partir do ano que vem, a formação de núcleos de empresas com atuação estadual e nacional, de acordo com o coordenador nacional do Projeto, Carlos Rezende.
O coordenador destaca ainda como meta para o ano que vem a necessidade de se difundir melhor a cultura do “se unir para crescer” no Nordeste, onde, segundo ele, os empresários ainda têm receio de se engajar no Projeto Empreender. “Nós vamos mostrar aos empreendedores de lá, por meio de resultados obtidos em outros estados, que vale fazer parte do programa”, comenta.
Alguns desses resultados foram mostrados no primeiro encontro estadual do Empreender, que aconteceu na semana passada em Guarulhos. No evento, o proprietário do hotel-pousada Beija-Flor, localizado em Peruíbe, Emílio Schoene, contou o sucesso que obteve depois que se uniu com outros 13 empresário do mesmo ramo da cidade e formar a Peruíbe Hotéis Associados. Segundo Schoene, eles estão conseguindo, juntos, oferecer pacotes de férias mais atraentes aos clientes, sem a necessidade de fazer guerra de preços. “Em todos os nossos hotéis, pagando R$ 40, é possível obter de cinco a 11 diárias. Isso em 12 parcelas sem juros”, afirma.
Ainda de acordo com o empresário, os parceiros estão elaborando um catálogo para divulgar as empresas de Peruíbe de segmentos ligados ao turismo que estejam engajadas com o Empreender. “Vamos indicar descontos dados por restaurantes, farmácia e outros estabelecimentos. Nossa idéia é envolver toda a cidade em um turismo receptivo”, informa Schoene.
Em Rio Claro, cidade do interior de São Paulo, o Projeto Empreender também tem melhorado os negócios de empresários, desta vez, daqueles ligados ao segmento de materiais de construção. O proprietário do Depósito Moteco, Antônio de Souza Fernandez, comenta que, quando resolveu se associar com outros empresários do ramo – hoje são 12 – por intermédio do Empreender, sua grande expectativa era conseguir melhorar as negociações com fornecedores. Hoje, segundo Fernandez, isso se confirmou, mas outras oportunidades inesperadas também foram abertas. “Estamos trabalhando em um jornal para divulgar as ofertas da nossa rede, a Construa, em toda a região”, destaca o empresário.
A meta para o estado de São Paulo, de acordo com o vice-presidente da Facesp, Marco Aurélio Bertaiolli, é de que no próximo ano os números do programa no estado cresçam 80%. Hoje, há 118 municípios dessa região envolvidos no Empreender, somando 6,7 mil empresas.
Bertaiolli aponta ainda como objetivo a criação de um guia com todas as empresas de São Paulo, de todos os segmentos, envolvidas no programa. “Com o guia, será possível que núcleos de empresas de um segmento faça negócio com núcleos de outros setores mais facilmente”, comenta o vice-presidente.
O Projeto Empreender está em 860 municípios de todos os estados brasileiros e envolve mais de 43 mil empresas.
Renato Carbonari Ibelli
Conheça o Empreender em Guarulhos
http://www.aceguarulhos.com.br/content.php?m=20031001134016
Informações: 6463-9304