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Edward Norton faz ótimo vilão em Uma Saída de Mestre

Guarulhos, 03 de outubro de 2003

ArteUma Saída de Mestre (The Italian Job) é a refilmagem de uma aventura de 1969 sobre um plano espetacular para roubar um carregamento de ouro nas ruas de Turim.

O original, também The Italian Job (no Brasil ganhou o título de Assalto à Milanesa), era simpático e excêntrico, sendo estrelado por Michael Caine, Noel Coward e Benny Hill. Na nova versão, o diretor F. Gary Gray optou por privilegiar a forma cheia de estilo do roubo.

Os roteiristas Donna Powers e Wayne Powers mantiveram dois elementos da história original: a idéia de criar um engarrafamento para facilitar o assalto e a utilização de três carrinhos Mini Coopers em várias cenas de ação. Desta vez, num sinal dos tempos, os minúsculos automóveis viraram peças de merchadising.

Menos amalucado do que o primeiro, o filme não perde tempo: mergulha quase que imediatamente num assalto de 35 milhões de dólares em barras de ouro que seis homens, trabalhando com precisão digital, realizam num “palazzo” de Veneza.

As cenas subsequentes de perseguição em lanchas pelos canais da cidade vão agradar em cheio ao público interessado em ação de alta velocidade.

A história se complica quando, durante a fuga do bando por um caminho gelado nos Alpes, o carrancudo Steve (Edward Norton) revela ser o vilão da história e mata o líder mais velho do grupo, John (Donald Sutherland).

Numa homenagem visual ao final do primeiro Italian Job, a van dos criminosos balança à beira de um precipício, antes de mergulhar num lago.

Os membros remanescentes do grupo dividem o equipamento de mergulho para continuarem vivos, enquanto que Steve, acreditando que estão todos mortos, foge com seus conspiradores e o ouro.

Atrás do ouro

Um ano depois, as barras de ouro aparecem em Los Angeles. O líder do grupo, Charlie (Mark Wahlberg), pede ajuda à filha de John, Stella (Charlize Theron) para pegá-las de volta.

Stella herdou o dom de seu pai para abrir cofres, mas prefere trabalhar ao lado da lei. Ela acaba cedendo ao pedido, para vingar a morte do pai.

Além de ser técnica especializada em cofres, ela é fantástica na direção de um Mini, levando seu carrinho vermelho a extremos no meio do trânsito diário. É uma habilidade que lhe será muito útil no assalto final.

O grupo se reúne em Los Angeles e traça um plano para roubar o ouro remanescente da mansão de Steve. Gray e os roteiristas reduzem as divagações psicológicas ao mínimo, mas não deixam de fornecer as historinhas passadas dos personagens, que proporcionam interesse e alívio cômico ao espectador.

Lyle (Seth Green) é o gênio do computador ligeiramente maluco; o especialista em explosivos Left-Ear (Mos Def) é um intelectual gentil e charmoso; Handsome Rob (Jason Statham) é o motorista do bando, um mulherengo inveterado, e Charlie (Mark Wahlberg), ladrão e estrategista nato, é o cérebro que mantém o grupo unido. Vemos alguns sinais da atração que ele sente por Stella, mas o romance não chega a ser desenvolvido.

Mesmo que o espectador nunca chegue a duvidar realmente da vitória final dos ladrões “do bem”, o filme gera vários momentos de tensão, especialmente nas cenas em que Stella fica cara a cara com o assassino de seu pai.

O grande plano do grupo culmina em um engarrafamento provocado intencionalmente e uma caça de gato a rato entre Steve, num helicóptero preto, e três heróicos Minis – como no Italian Job original, branco, vermelho e azul – abrindo caminho por Hollywood em alta velocidade e mergulhando em escuros túneis do metrô.

O elenco central é simpático e dá conta do recado sem problemas. Mas a razão principal para se assistir ao filme, além de suas cenas de ação em alta voltagem, é Edward Norton, que faz de Steve um vilão a ser recordado.

Ficha Técnica

Título original: The Italian Job

Gênero: Ação

Duração: 110 min.

Classificação: 12 anos

Diretor: F. Gary Gray

Elenco: Mark Wahlberg, Charlize Theron e Edward Norton