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Consumidor decidiu comprar à vista

Guarulhos, 05 de julho de 2011

O consumidor esteve mais propenso a pagar à vista por produtos de menor valor do que fazer compras a prazo durante o mês de junho e em todo o primeiro semestre deste ano. O crescimento das vendas à vista no comércio foi de 6,7% em junho, acima dos 4,7% em igual mês do ano passado. No semestre, as vendas à vista aumentaram 7% ante 6,3% em igual período de 2010. Os dados constam do balanço de vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com dados da Boa Vista Serviços (BVS, da ACSP que publica este Diário do Comércio), que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

“As vendas no varejo do primeiro semestre deste ano podem ser consideradas boas e as perspectivas para o segundo semestre, apesar de esperarmos alguma desaceleração, são de que devem fechar o ano no positivo”, afirma Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Segundo o economista da ACSP, Emilio Alfieri, o resultado positivo do mês passado foi impulsionado pelas baixas temperaturas, o que elevou as vendas de roupas, calçados e itens de entretenimento para o consumo em casa, como livros e DVDs. “As pessoas que têm condições preferiram comprar à vista”, afirma Alfieri.