Artigos

Conquistando clientes: 5 métodos para melhorar a prospecção

Conquistando clientes estratégias
Guarulhos, 10 de janeiro de 2018

O sonho de muitos empresários é ter uma empresa que continua conquistando clientes ao longo dos anos. Existem bons exemplos espalhados pelo mundo que possuem uma política eficaz de prospecção, e não é errado dizer que elas possuem métodos que ajudam nessa tarefa. Por isso, listamos 5 métodos para melhorar a prospecção de clientes. Confira!

Tenha uma equipe de marketing e vendas organizada

Não existe um método eficiente para prospectar clientes se não houver uma equipe ou profissional para isso. Ter pessoas específicas na área de marketing e vendas é primordial para quem deseja continuar conquistando novos clientes e realizar um bom atendimento.

São esses profissionais que irão desenhar uma estratégia e um plano para a captação. Isso passa pela definição do público-alvo, das ações promocionais, dentre outras práticas. O planejamento é tão importante quanto a venda em si, nunca se esqueça disso.

Estude seu público-alvo

Você já recebeu e-mail de um serviço ou produto que não tem nada a ver com você? A primeira atitude é deletar. E isso pode até causar certa antipatia pela empresa que o enviou, não é mesmo?  

Claramente, faltou um cuidado na hora de traçar qual o público-alvo do negócio. Isso prejudica a imagem da empresa e afasta o consumidor. Por outro lado, houve perda de tempo com uma propaganda que não interessa a um potencial cliente. Essa prospecção desalinhada não é interessante.

Portanto, antes da prospecção, a equipe precisa estudar o cliente, que é seu público-alvo. No marketing, o resultado dessa ação é construir um perfil. Qual o comportamento desse cliente?

Se for pessoa física, é preciso definir gênero, idade, escolaridade e outras informações que compõe um perfil. No caso de pessoa jurídica, saiba a atuação, composição empresarial, produtos. Assim, é possível ver quais as necessidades do cliente.

Invista em networking

Quantas vezes sua empresa já recebeu um cliente por indicação de outros? Esse fato é um indicativo importante de alguém que investe em networking. Construir uma rede de contatos demanda tempo e atenção, mas é um dos métodos mais eficientes para melhorar a prospecção. As melhores ações relacionadas à rede de contatos que ajudam a continuar conquistando clientes são:

  • Indicação de clientes: pode ser de forma natural ou incentivada (oferecer em troca algum desconto, bônus e outras vantagens);
  • Visitação de feiras, convenções e eventos do setor: ótimos lugares para conhecer pessoas influentes, com poder de decisão, que podem abrir portas para sua empresa.

Trace estratégias para o ambiente virtual

O mundo inteiro se conecta pela internet. É óbvio, por isso, pensar que seu próximo cliente está online. Para fazer negócios, a empresa deve marcar presença virtual de forma qualificada, já que o mundo digital é um ótimo local para seguir conquistando clientes.

Junto à equipe de marketing, trace estratégias que contribuam para atração de potenciais compradores. Blogs, sites, e-mail marketing e redes sociais são ótimas ferramentas para oferecer material de conteúdo de interesse do cliente e atraí-lo para seu negócio.

Procure no lugar certo

Muitas vezes, a regionalização do negócio se torna um fator base para a estratégia de prospecção de clientes. Isso porque, além de traçar um perfil de compra do seu público-alvo, como mencionamos acima, também é possível buscá-lo de acordo com as características geográficas.

Isso significa que, além de pensar em quem pode se interessar por seu produto ou serviço, vale pensar na localização desse público. Qual é a cidade? Qual é o bairro? Que lugares costuma frequentar?

Na prática, se você é um empreendedor com negócio em Guarulhos, você pode querer focar em clientes no Bonsucesso, por exemplo.

Para realizar esse direcionamento, você pode contar com serviços de prospecção qualificada. Com ele, é possível identificar clientes ou empresas por meio da localização, porte, restrições, hábitos de consumo e até score de risco. O intuito do serviço, que também é realizado pela ACE Guarulhos, é facilitar a rotina de crescimento da sua empresa.

Além disso, é importante lembrar que as ações de divulgação do seu negócio também possuem papel importante para conquistar clientes. Afinal, você precisa ser visto! E para você aprender mais sobre as estratégias de marketing para negócios, confira nosso artigo sobre o assunto.