Confiança do consumidor registra ligeira queda
A alta de preços de alguns itens e a elevação dos juros contribuíram para o retrocesso da confiança dos consumidores brasileiros. O Índice Nacional de Confiança (INC), divulgado mensalmente pela Ipsos Public Affairs e pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), terminou o mês de abril em 150 pontos, abaixo dos 157 registrados em março, mas igual ao de abril de 2010. Para Emílio Alfieri, economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal, este processo tende a se reverter nos próximos meses. Segundo ele, houve uma percepção geral de que a elevação dos juros poderá dificultar a aquisição de bens de consumo. O índice varia de zero a 200 pontos e níveis superiores a 100 indicam otimismo.
Assim, em abril 47% dos entrevistados responderam que a situação da economia era positiva, enquanto 25% a classificava como ruim. O porcentual dos que sentiam que o quadro era favorável em março atingiu os 51% e os que o avaliavam negativamente era de 29%. Alfieri explica que o recuo é consequência da percepção dos consumidores de que, apesar de acreditarem que conseguirão manter seus empregos, capacidade de consumo será reduzida pela alta dos juros.
Assim, apesar da queda, ainda há uma parcela da população otimista quanto ao seu poder aquisitivo. Ele ressalta que a população ainda não está preocupada com a perspectiva de desemprego, pois o total de pessoas que conhecem alguém que perdeu seu posto de trabalho caiu de 2,8 pessoas em março para 2,6 em abril.