Notícias

Comitiva de Moçambique participa de visitas técnicas em Guarulhos

Guarulhos, 26 de junho de 2012

Uma comitiva de Moçambique, formada por gestores das cidades africanas de Maputo e Matola, está em Guarulhos a partir de segunda-feira, 25, até a próxima sexta, 29, para participar de um segundo encontro do Programa de Atividades do Projeto de Cooperação Técnica Descentralizada Trilateral Brasil – França – Moçambique. A iniciativa foi aprovada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e prevê visitas técnicas e um maior intercâmbio entre as cidades. O primeiro encontro foi realizado em abril deste ano.

Coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos, a segunda semana de troca de experiências teve sua abertura realizada nesta segunda-feira (25) no auditório da Secretaria de Assuntos Jurídicos, no centro. Na parte da tarde, o grupo realizou uma visita ao CEU Pimentas e relatou as atividades desenvolvidas em suas cidades desde a primeira capacitação em abril.

Para os próximos dias estão previstas uma visita a uma cooperativa de catadores de Embu (Coopermape). A cooperativa foi formada a partir da extinção do lixão na cidade. A proposta é trocar experiências e conhecer as políticas públicas realizadas no processo. Haverá também uma visita à Escola Pública de Trânsito, no Parque Fracalanza, o objetivo é falar sobre a capacitação e o desenvolvimento funcional, a atividade terá a participação da equipe operacional do PEV (Ponto de Entrega Voluntária).

Serão realizados também painéis de discussões no CEU Ponte Alta sobre Troca de experiências com técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social, Mobilização da População: Experiência da mobilização na implementação do PEV Jurema (Pimentas), História do Movimento Nacional dos Catadores e o cenário atual, Processo de formação da Rede CataSampa e diretrizes adotadas para o desenvolvimento da rede, Experiência na formação dos catadores nos grupos socioeducativos (grupo do São João), Processo de educação ambiental nas escolas públicas e estudos de caso, e Mobilização social no processo de elaboração do Plano Diretor. Por fim, será feito o fechamento da 2ª semana e encaminhamentos para a visita técnica a Moçambique.