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Comércio espera um Dia dos Pais com forte aumento de vendas

Guarulhos, 18 de julho de 2007

O Dia dos Pais só é comemorado no segundo domingo de agosto, mas já está agitando o comércio. Os lojistas começaram a preparar as promoções e a expectativa de vendas é positiva

A campanha publicitária do Central Plaza Shopping vai apostar na relação de amizade entre pais e filhos. De acordo com a gerente de marketing do shopping, Kelli Calijuri, é esperado um aumento de 7% nas vendas na data, em relação ao mesmo período do ano passado, e crescimento de 5% no fluxo de pessoas. “O vinho, grande paixão dos pais, será tema de uma exposição e vai agradar a quem compra e quem ganha o presente”, diz Kelli.
 
O Shopping Center Norte projeta uma alta de 15% no faturamento no Dia dos Pais, em relação ao mesmo período de 2006. O movimento pode aumentar 18%. “No mês de julho, apesar de ser época de férias, foi registrado bom índice de vendas, que vai continuar. Os presentes preferidos serão os eletroeletrônicos e as peças de vestuário. O friozinho deverá ajudar”, diz a gerente de marketing do Center Norte, Gabriela Baumgart.

O Raposo Shopping prepara a exposição “Réplicas da Fórmula 1” para alavancar o movimento na data. O superintendente do empreendimento, Mauro Miceli, espera um crescimento de faturamento e de público de 5% em relação ao mesmo período de 2006.

A superintendente do Shopping Interlagos, Carla Bordon Gomes, afirma que a liqüidação das peças da coleção outono-inverno vai incrementar as vendas no Dia dos Pais. “Algumas lojas já começaram a remarcar os preços. A expectativa é de que seja registrado um crescimento de 8% nas vendas em agosto, em relação à mesma data em 2006, com alta de 6% no número de visitantes. Normalmente aparecem no shopping, todos os meses, cerca de 3 milhões de pessoas”, explica Carla.

Selic –- O ritmo de queda nas taxas de juros, o alongamento dos prazos de crédito, a melhora do emprego e da renda contribuíram para o bom resultado do varejo na primeira quinzena de julho. E esse cenário vai continuar em agosto e deverá se estender ao longo de todo este semestre, segundo o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alencar Burti.

“As importações também favorecem as vendas do varejo, ao conter preços e oferecer mais variedade de produtos ao consumidor”, detalha Burti. Ele aguarda uma nova redução da taxa Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), que começa hoje. “As condições da economia, tanto em termos de inflação como de oferta e demanda, permitem a continuidade da queda na taxa de juro”.

SCPC – O número de consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e ao UseCheque da ACSP registrou queda de 0,8% e 2,4%, respectivamente, na primeira quinzena deste mês. Mas, quando se levou em conta a média diária de consultas, o movimento do crediário cresceu 7,5% e dos cheques, 5,7%. A média de alta dos dois sistemas foi de 6,6%. “No ano passado, a segunda quinzena de julho teve 13 dias. Neste ano, foram 12 dias. Isso influi no resultado”, diz o economista da Associação Comercial de São Paulo, Emílio Alfieri.

Para ele, o Dia dos Pais não é representativo para o comércio. O economista acrescenta que “nesta ocasião, os presentes são pessoais, como uma peça de roupa, por exemplo. No Dia das Mães, a segunda melhor data para o comércio, só perdendo para o Natal, os filhos compram geladeira, fogão, além de itens pessoais”.