Cheques devolvidos recuam pelo quarto mês consecutivo
Pelo quarto mês consecutivo, o número de cheques devolvidos – segunda devolução por falta de fundos – recuou 1,84% em setembro. Os dados com abrangência nacional são da Boa Vista Serviços (BVS) que, em agosto e julho, já havia anotado queda nos índices.
Apesar de ser a quarta queda este ano, no comparativo com setembro de 2011 o índice foi maior, já que no mesmo período do ano passado a proporção de cheques devolvidos foi de 1,79%. No acumulado do ano, até setembro, o percentual foi de 1,99% ante 1,89% do mesmo período em 2011.
“Os consumidores estão evitando ter cheques devolvidos, que é uma condição importante para poder renegociar seus débitos junto às instituições financeiras e tomar novos créditos no atual ambiente de juros mais baixos.”, disse o diretor de economia da ACE, Milton Brazan.
A BVS aponta ainda que, em setembro, os cheques devolvidos (segunda devolução) apresentaram queda de 14,6% em relação ao mês de agosto de 2012, e que ocorreu queda de 10,2% no número de cheques movimentados no mesmo período.