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Centro de Distribuição Apex já conta com 92 empresas

Guarulhos, 29 de julho de 2005

Primeiro Centro de Distribuição de Produtos Brasileiros no Exterior foi inaugurado em maio

Brasília – A montagem do primeiro Centro de Distribuição de Produtos Brasileiros no Exterior da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (CD-Apex) é uma iniciativa inédita do governo federal por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Inaugurado em 16 de maio, ele foi especialmente projetado para abrigar e facilitar as exportações de produtos e serviços das micro, pequenas e médias empresas brasileiras. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Midc, em 2003, as micro e pequenas empresas representaram 47,9% do número total de empresas exportadoras brasileiras de todos os portes. As médias empresas corresponderam a 28,5% desse total. Os Estados Unidos são o segundo destino das exportações das microempresas. Conforme dados da mesma fonte, do total exportado, em 2003, pelas micro e pequenas empresas, 28,3% destinaram-se à União Européia, e 23% aos Estados Unidos.

Miami foi escolhida para sediar o primeiro CD-Apex com base em estudos sobre fluxo das mercadorias brasileiras para os Estados Unidos. A zona livre de Miami foi apontada como o quarto maior mercado parceiro do Brasil. “Grande parte das exportações brasileiras vai para a Flórida. A parte de logística lá é muito favorável”, justifica Diogo Akitaya, do CD-Apex.

Os mil metros quadrados do CD-Apex de Miami ainda não foram totalmente ocupados, informa Akitaya. Ainda há vagas nesse primeiro depósito (ou warehouse). Na medida em que o número de empresas atingir a capacidade máxima do centro de distribuição, outras unidades poderão ser contratadas pela Apex-Brasil. Segundo o técnico, o CD-Apex de Miami pode crescer e é um projeto-piloto, que deverá sofrer adequações ao longo do ano. “No momento, encontra-se em fase de estudos a montagem do segundo centro de distribuição nos Estados Unidos, podendo ser na costa oeste do país”, revela Akitaya.

Para participar do CD-Apex de Miami, os requisitos são praticamente dois: as micro, pequenas e médias empresas devem estar habituadas com os trâmites do comércio exterior e já exportarem seus produtos e serviços para os Estados Unidos. A mensalidade fixa para cada empresa participante do CD-Apex de Miami é de US$ 800 (ou cerca de R$ 2 mil). Despesas com despachantes, entradas e saídas, entre outras, correm por conta das empresas.

“Nós incentivamos as empresas, que participam do CD-Apex de Miami, a constituírem filiais nos Estados Unidos. O cliente americano gosta de negociar com empresas americanas”, explica Akitaya. Para abrir uma empresa nesse país leva-se, no máximo, 48 horas, acrescenta o técnico da Apex-Brasil. Além disso, aponta o técnico, a legislação norte-americana garante a legalidade das negociações e eventuais dificuldades, envolvendo as partes.

O próximo Centro de Distribuição de Produtos Brasileiros no Exterior deverá ser implantado em Frankfurt (Alemanha). “A implantação dos CD-Apex é uma iniciativa multissetorial inédita e certamente vai otimizar as exportações das micro, pequenas e médias empresas brasileiras”, ressalta Akitaya. Ele acrescente que “as grandes empresas exportadoras dispõem de estrutura própria. As pequenas não dispunham desse tipo de apoio”.

Vanessa Brito

Serviço:
Apex-Brasil – (61) 3426-0202 e www.apexbrasil.com.br