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Cadastro dos clientes: como manter sempre atualizado?

Cadastro de clientes
Guarulhos, 28 de dezembro de 2017

O cadastro dos clientes é uma informação estratégica na empresa. Os dados da clientela podem ser utilizadas de forma eficiente nos negócios, especialmente para aumentar as vendas. Por este motivo, é muito importante que o gestor se esforce para mantê-lo sempre atualizado. Mas como fazer isso? Abordamos os principais pontos sobre o assunto para responder à questão. Confira!

Qual a importância do cadastro dos clientes para o negócio?

Nome, data de nascimento, sexo, e-mail, escolaridade, estado civil. Por que esses dados são tão importantes para o negócio? Por que o cadastro dos clientes faz diferença em uma empresa? Em uma resposta simples, porque é possível conhecer o perfil do cliente com as informações cadastrais.

Atualmente, empresas tentam manter um cadastro mais completo de sua clientela para estabelecer padrões de comportamento de determinado grupo. Um mero cruzamento de dados cadastrais pode indicar ao empresário que uma pessoa do sexo masculino que compra fraldas, compra também cerveja.

E o que fazer com essas informações? Tomar decisões melhores.

Qualquer empreendimento de sucesso no mundo possui foco no cliente, e isso inclui conhecê-lo. A partir do momento em que o empresário conhece o comportamento do mercado em que se insere, consegue traçar estratégias que podem aumentar suas vendas.

Quanto mais completa e confiável a informação, melhor.

Além disso, para algumas empresas, o cadastro dos clientes serve para analisar sua confiabilidade. O cliente é um inadimplente corriqueiro? A cliente atrasa as parcelas, mas paga mensalmente? Esses dados podem possibilitar vendas mais ágeis e seguras e são, inclusive, muito utilizados por ferramentas de análise de crédito, como a Família Acerta.

Como gerar novos cadastros?

A criação de novos cadastros pode ser feita por meio de incentivo ao potencial cliente. Oferecer “recompensas” como desconto no produto ou serviço é um tipo de estratégia que possui bom retorno.

A situação é muito comum nos sites, por um motivo muito específico: a partir de um cadastro, começa a construção de um relacionamento. Ou você nunca recebeu uma newsletter de algum site em que comprou um produto?

Outra forma de gerar novos cadastros são aqueles clientes que adquirem o produto ou serviço pela primeira vez. Eles já estão afins com aquele negócio, caso contrário não teriam comprado daquele fornecedor. Aproveitar essa oportunidade para conhecê-lo melhor é fundamental para utilizar definir estratégias de vendas com ele.

Por estes motivos, os cadastros devem ser sempre atualizados.

Como manter o cadastro atualizado?

O cadastro dos cliente pode se tornar obsoleto se for baseado em informações que se desatualizam com mais frequência, como telefone ou endereço. Há empresas que, por isso, preferem fazer um cadastro com informações perenes, como sexo ou e-mail.

Por outro lado, há negócios que precisam desses dados. Nesses casos, como manter o cadastro atualizado? O empresário pode adotar algumas práticas simples, como:

  • Envie e-mail ao cliente oferecendo um desconto para aquele que atualizar seu cadastro.
  • Pense em oferecer produtos complementares àquele vendido após certo tempo; na hora da compra, será preciso atualizar o cadastro.
  • Invista na fidelização do cliente, na relação pós-venda, uma vez que eles podem se interessar por outros produtos ou serviços que seu negócio comercializa.
  • Descarte dados de clientes que só compraram uma única vez em um largo período de tempo.

O cadastro de clientes é uma ferramenta importante para avaliar o comportamento deles. Assim, é possível traçar estratégias mais adequadas ao negócio. Notou que seus dados indicaram uma inadimplência maior que o normal? Veja nosso artigo sobre como evitar a inadimplência dos clientes!