Notícias

Brasil tem a indústria que mais cresce no mundo ocidental

Guarulhos, 07 de fevereiro de 2002

A indústria brasileira foi a que apresentou maior taxa de crescimento mundial em 2001, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre janeiro e dezembro, as indústrias registraram um incremento de 1,5%, em comparação com 2000. O instituto não considera o crescimento da China, que foi de % no ano passado.

“O crescimento ficou abaixo de seu potencial, visto que, em 2000, as indústrias brasileiras aumentaram a produção em 6,6%. Mas em comparação com outros países, tivemos um crescimento positivo”, afirma a gerente de análise do Departamento de Indústria do IBGE, Mariana Rebouças.

A maioria dos países ainda não fechou o balanço de produção anual. Até novembro, registravam queda na produção industrial a Alemanha (-4,8%), Espanha (-0,9%), França (-0,2%), Inglaterra (-2%), Itália (-0,5%) e México (-3,11%).

Entre os países que já divulgaram o índice de produção em 2001, os Estados Unidos apresentam queda de 3,9% e a Argentina teve redução de 18,3% na produção.

Além do Brasil, os únicos países que registraram crescimento positivo até o momento foram o Chile, com incremento de 0,8% e a Coréia do Sul, com alta de 1,4%. “O cenário econômico foi desfavorável para toda a indústria mundial em 2001”, avalia Mariana.