Notícias

BNDES financiará investidor do Brasil no Uruguai

Guarulhos, 13 de maio de 2003

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social deverá apoiar empresas brasileiras que pretendem investir no Uruguai. A primeira conversa nesse sentido foi realizada na segunda-feira (12) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente uruguaio, Jorge Battle Ibañez.

Por meio de comunicado conjunto, Lula e Battle citaram o “aproveitamento” de novos mecanismos de financiamento brasileiros, “tais como as facilidades do BNDES”.

Battle já tinha dito que seu país precisaria de um financiamento de US$ 50 milhões para expandir sua capacidade de beneficiamento de silício, setor onde existe forte participação de capital brasileiro. Também há investimentos brasileiros em produção de malte, mineração de quartzo e frigoríficos.

– O Brasil está sensível às dificuldades pelas quais atravessa o Uruguai e está disposto a ajudar. Vamos conceder o apoio financeiro do BNDES e de bancos regionais para estimular as exportações uruguaias realizando investimentos e criando novas oportunidades para a retomada do crescimento e do emprego – disse Lula.