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ACSP discute utilização da internet para exportadoras

Guarulhos, 15 de maio de 2010

Investir em ferramentas de comércio eletrônico pode ser um valioso instrumento para diferenciar as empresas brasileiras interessadas em ingressar no mercado externo – ou de manter suas vendas. E, de acordo com Diego Espindola, diretor comercial da Ludatrade.com., essa oportunidade vem atraindo um crescente número de empreendimentos de pequeno e médio portes.

“A participação das pequenas e médias exportadoras e importadoras no e-commerce está avançando –  mas ainda é muito tímida”, informou o executivo ao participar ontem do workshop “Comércio eletrônico como ferramenta para exportação – Como identificar potenciais compradores e fornecedores em mercado externos”, realizado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e que contou com a participação de cerca de 50 empresários e representantes do setor.

Espindola falou das vantagens de fazer negócios pela internet, citando o suporte oferecido por sua empresa – que opera no Brasil há dois meses o portal da Alibaba.com, uma operadora global de serviços de negócios online na plataforma de B2B (business to business) baseada na China. A companhia busca, segundo Espindola,  facilitar a conexão de empreendedores brasileiros com importadores e exportadores de todo o mundo.

Segundo Espindola, o investimento em ferramentas de plataformas online é fundamental para alcançar competitividade nos negócios internacionais. “Somente com um eficiente website e a utilização de plataformas online adequadas, uma empresa vai ganhar mais visibilidade na rede.”