ACSP discute utilização da internet para exportadoras
Investir em ferramentas de comércio eletrônico pode ser um valioso instrumento para diferenciar as empresas brasileiras interessadas em ingressar no mercado externo – ou de manter suas vendas. E, de acordo com Diego Espindola, diretor comercial da Ludatrade.com., essa oportunidade vem atraindo um crescente número de empreendimentos de pequeno e médio portes.
“A participação das pequenas e médias exportadoras e importadoras no e-commerce está avançando – mas ainda é muito tímida”, informou o executivo ao participar ontem do workshop “Comércio eletrônico como ferramenta para exportação – Como identificar potenciais compradores e fornecedores em mercado externos”, realizado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e que contou com a participação de cerca de 50 empresários e representantes do setor.
Espindola falou das vantagens de fazer negócios pela internet, citando o suporte oferecido por sua empresa – que opera no Brasil há dois meses o portal da Alibaba.com, uma operadora global de serviços de negócios online na plataforma de B2B (business to business) baseada na China. A companhia busca, segundo Espindola, facilitar a conexão de empreendedores brasileiros com importadores e exportadores de todo o mundo.
Segundo Espindola, o investimento em ferramentas de plataformas online é fundamental para alcançar competitividade nos negócios internacionais. “Somente com um eficiente website e a utilização de plataformas online adequadas, uma empresa vai ganhar mais visibilidade na rede.”