Notícias

Acordo firmado fortalecerá microempresas

Guarulhos, 24 de julho de 2003

ArteA Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) assinaram um acordo de cooperação técnica para qualificar os Telecentros de Informação e Negócios do Fórum Permanente de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Por meio do acordo, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Serviço Social da Indústria e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SESI), disponibilizarão treinamentos, cursos, estratégias de marketing e oportunidades de negócios para os pequenos empreendedores.

A capacitação oferecida pelas entidades do Sistema CNI aos Telecentros ajudará a reduzir a mortalidade das micros e pequenas empresas.

“Mais de 90% das empresas nacionais são pequenas ou micros e dois terços dos empregos gerados no País são provenientes delas. Ao mesmo tempo, é o setor em que mais se registra perecibilidade. Com este programa, queremos combater o fechamento precoce destas empresas e democratizar a informatização”, disse o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, durante a assinatura do acordo na sede da CNI.

Os Telecentros, administrados pelo governo, funcionam virtualmente, possibilitando aos empresários o acesso às informações de mercado em qualquer localidade do País. A partir do convênio com a CNI, os empreendedores poderão consultar os serviços tecnológicos e os processos de capacitação desenvolvidos por IEL, SESI e SENAI.

Atualmente, funcionam no País apenas 10 pontos, mas a meta do ministério é que os Telecentros se estendam a cada um dos municípios brasileiros até o final de 2003. O primeiro deles foi implantado na região metropolitana de Teresina, no Piauí, no ano passado.