A missão da empresa na visão participativa
Alguma vez você já parou para analisar que na maioria das vezes, há sempre na sala de espera ou na sala da direção da empresa uma mensagem descrevendo a missão da organização? Você já percebeu que ao chegar em uma empresa há um quadro visível contendo a missão? E o que é esta missão? Conforme as ferramentas para estruturação do planejamento estratégico, a missão é um documento escrito, inserido nas metodologias de teorias administrativas que possibilita o estabelecimento de um rumo a ser seguido, tendo como primícias a razão de viver da empresa. Interessante ressaltar que a missão deve ser alterada anualmente conforme as metas e a visão previamente estabelecida, ou seja, a missão não é algo criado e permanente, mas sim, alterada anualmente conforme organizado no planejamento estratégico. Para elaborar uma missão normalmente se busca determinar qual é o negócio da empresa, motivos da sua existência e as atividades desenvolvidas, tendo sempre a pergunta: Aonde se chegar com a empresa? Até este processo está tudo perfeito, mas o que preocupa é a quantidade de colaboradores que não vivenciam, ou mesmo desconhecem o que a empresa quer realmente. Você empresário tem certeza de que seus colaboradores sabem realmente onde sua empresa quer chegar? Você realiza reuniões para apresentar detalhadamente os fundamentos e os critérios utilizados na elaboração da missão? Você realmente sabe onde sua empresa deseja chegar? Antes de fixar a missão na parede, faça uma reunião com todos os colaboradores, conscientizando o envolvimento individual e coletivo para alcançar o resultado planejado. Acredite que com esta ação, a participação será ainda mais vibrante, pois seus colaboradores perceberão que fazem parte do negócio e que principalmente, fazem parte desta missão organizacional.
Dalmir Sant'anna