Notícias

Confiança dos empresários atinge maior patamar desde 2014, aponta Fundação Getúlio Vargas

Segundo estudo, Índice de Expectativas puxou a alta e também cresceu em janeiro

Guarulhos, 31 de janeiro de 2019

A Fundação Getúlio Vargas divulgou nesta semana que os empresários estão mais confiantes. Em uma escala de zero a 200 pontos, o Índice de Confiança Empresarial subiu 1,9 ponto de dezembro para janeiro e chegou a 98 pontos. Essa foi a quarta alta seguida e representa o maior patamar desde 2014, quando chegou a 98,5.

O aumento da confiança do empresariado foi puxado pelo Índice de Expectativas, que mede o grau de confiabilidade dos empreendedores no futuro próximo, ou seja, em alguns meses. Este índice segue em alta pelo sétimo mês seguido, em 1,7 ponto, chegando a 104,5 pontos. O maior nível desde dezembro de 2012. No mesmo mês daquele ano, a pontuação chegou a 104,9. Entretanto, o Índice de Situação Atual, que mede o presente, caiu 0,1 ponto, indo para 90,9, após dois meses de alta consecutivos.

Em janeiro, houve alta de 65% da confiança dos 49 segmentos que integram o índice. No mês passado, a disseminação de alta havia alcançado 61% dos segmentos. Segundo a FGV, foram percebidas altas na confiança dos empresários da indústria (2,6 pontos) e de serviços (3,6 pontos). O setor da construção civil manteve o mesmo nível de confiança de dezembro. Já a confiança do comércio caiu 0,2 ponto.

Para William Paneque, presidente da ACE-Guarulhos, mesmo com a pequena retração da confiança no comércio, o momento é de otimismo. “Segmentos importantes da nossa economia, como indústria e serviços, e que também estão sob o guarda-chuva da ACE, apostam no crescimento. Em caso de confirmação dessa confiança, o crescimento reflete no comércio, que é a ponta, pois está em contato com o consumidor final, criando, assim, um ciclo virtuoso”, afirma.