Notícias

Bebidas impulsionam as vendas

Guarulhos, 02 de março de 2011

O consumo de cervejas, refrigerantes e sucos prontos impulsionou as vendas nos supermercados brasileiros em janeiro de 2011, incentivado, principalmente, pelas fortes ondas de calor e pelo maior poder de compra das classes C e D. De acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), as vendas reais do setor cresceram 3,68% no mês passado, em relação a igual período de 2010. Em relação a dezembro, houve queda de 21,15%, reflexo das vendas sazonais de Natal e Ano-Novo.

Segundo o índice, a comercialização total de bebidas aumentou 47,6% em 2010 ante o ano anterior – com representatividade de 18,2% no faturamento dos supermercados. Para o presidente da Abras, Sussumo Honda, o cenário deverá se repetir ao longo deste ano. “Cerveja e refrigerante continuarão em alta, porque o investimento em marketing é muito forte nessas áreas. Além disso, a população tem mais dinheiro para consumir, graças ao aumento do número de empregos no País”.

Para este ano, a entidade espera elevar o faturamento em 4%, expectativa inferior ao resultado obtido em 2010, de 6,2%. “O setor supermercadista deverá manter a curva de crescimento em relação ao ano anterior, mas em menor ritmo. O volume será menor, porque o varejo está diretamente ligado ao crédito. Sendo assim, a demanda será afetada”, disse o executivo, referindo-se às medidas adotadas pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.