Notícias

Desburocratizar para crescer

Guarulhos, 14 de março de 2008

A entrada em funcionamento, em janeiro de 2009, do Portal Poupatempo do Empreendedor, instrumento do Programa de Desburocratização do governo paulista, deverá regularizar a vida de pelo menos 10% dos 3,2 milhões de trabalhadores informais de São Paulo.

A informação foi dada ontem pelo secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, durante palestra na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), dentro da 1ª Semana do Jovem Empreendedor Paulistano, que termina amanhã.

Afif mostrou aos jovens que sem um contexto de simplificação, racionalização e informatização de processos burocráticos não será possível obter um ambiente propício ao desenvolvimento dos negócios em São Paulo e no País. “Por isso, o governador José Serra (PSDB) está apoiando integralmente o Programa (de Desburocratização) paulista”, afirmou o secretário.

Ele destacou o papel das jovens lideranças empresariais na defesa dos interesses dos pequenos e médios negócios. “A idéia da Lei Geral da Microempresa nasceu nesta casa (Associação Comercial) há quase 30 anos”. Para Afif, o programa luta para mudar um velho paradigma. “Não adianta informatizar processos que não foram desburocratizados antes”, resumiu.

Para Alencar Burti, presidente da ACSP, “a burocracia é hoje um entrave e um peso igual ou maior do que a carga tributária, para quem deseja investir no seu próprio negócio”. Para Gênys Alves Jr., coordenador do Fórum de Jovens Empreendedores da ACSP, a desburocratização entrou na pauta de suas lutas cotidianas.