Notícias

Pólo industrial e aeroportuário, Guarulhos mira turismo de negócios

Guarulhos, 17 de novembro de 2003

Sede de Cumbica, o Aeroporto Internacional de São Paulo – aliás, recém-rebatizado em homenagem ao governador Franco Montoro -, pólo industrial a 20 km do centro da capital e terceiro maior PIB do Estado, Guarulhos está determinada a construir uma nova imagem: a de cidade que investe no turismo de negócios.

Metrópole onde vive 1,2 milhão de habitantes, Guarulhos testemunha a chegada ou partida de 900 mil passageiros/mês – e estima-se que 100 mil pessoas circulem dentro do aeroporto de Cumbica diariamente. Esse movimento aeroportuário foi o grande responsável pelo aparecimento de uma pujante praça hoteleira, que inclui marcas como Marriott, Caesar Park, Caesar Business, Best Western, Mercure, Ibis, Parthenon, Le Canard, Sol Inn, Confort Inn, Monaco Center, Express Inn e Sol Meliá.

Mas a prefeitura de Guarulhos (www.guarulhos.sp.gov.br), o Convention & Visitors Bureau local e a iniciativa privada não estão contentes em hospedar apenas os passageiros que ficam lá entre um vôo e outro, à espera de conexão (o que, no jargão aeroportuário, se chama “lay over”).

Todos por um

Assim, setor público e setor privado estão agora empenhados em dotar Guarulhos de infra-estrutura turística propriamente dita. No rol das novidades que a cidade engendra está a abertura do Centro Municipal de Educação Adamastor, complexo cultural projetado por Ruy Ohtake. O local, a ser aberto no dia 8 de dezembro, ocupa uma antiga fábrica de casemiras, conservando referências do passado como a chaminé original da tecelagem.

Para a inauguração do Adamastor estão previstas atividades culturais entre os dias 8 e 22 de dezembro. Na programação, há shows de Martinho da Vila, da Orquestra Jazz Sinfônica, de Almir Sater, de Ná Ozetti, de Toquinho e de Chico César, para mencionar apenas alguns.

Servida pelas rodovias Dutra (São Paulo-Rio), Fernão Dias (São Paulo-Belo Horizonte) e Ayrton Senna (acesso ao Vale do Paraíba), Guarulhos – metrópole onde hoje, ao lado das indústrias, se desenvolvem empresas cuja atividade é a de logística ligada a transportes – também tem um centro de convenções, o Open Hall (www.openhall.com.br).