Notícias

Casa Show: a primeira mostra de decoração em Guarulhos

Guarulhos, 15 de julho de 2003

divulgaçãoA Casa Show Decor, uma versão guarulhense das mostras de arquitetura e decoração que se espalham pelas principais cidades brasileiras, veio trazer maior proximidade entre os profissionais de decoração e o público local.

Embora não apresente novidades em termos de materiais, revestimentos, soluções arquitetônicas ou design, alguns elementos merecem destaque pelo charme e beleza que possuem.

Este é o caso, por exemplo, da interessante cuba quadrada de poliéster vermelho, uma peça que por si só confere personalidade e dá um toque moderno e arrojado a um dos banheiros.

Do mesmo modo, a porta do lavabo, que recebeu acabamento com fotografias antigas e envelhecidas da cidade de Guarulhos, cria uma atmosfera nostálgica em meio à modernidade das pastilhas de vidro translúcidas, do acrílico e das cores quentes.

Aliás, as fotografias também surgem de outra forma bastante criativa, sendo utilizadas como revestimento, espalhadas por todo o teto, transformando-o em um imenso álbum de família.

Também merece comentário a utilização da fibra ótica no tapete do gazebo, que oferece, ainda que discretamente, um bonito efeito luminoso a uma peça tradicionalmente opaca. Este recurso, muito pouco conhecido pelo público, também pode ser usado em revestimentos de tetos ou paredes, entre outras possibilidades, criando a impressão de céu estrelado.

O piso multicolorido da varanda superior, cuja estampa se repete no tampo das mesas, remete ao psicodelismo muito em voga nos anos 70; é ousado e tem bonito efeito visual.

Sem entrar no mérito da função de cada cor e da influência que as mesmas exercem sobre as pessoas, assunto já abordado em outro artigo, intitulado ?As Cores na Decoração?, o evento apresentou uma desmistificação nesse sentido, podendo-se ver paredes vermelhas em escritório e cinzas na sala de ginástica, o que, em última instância, representam sugestões incomuns e nem sempre aceitas pelo grande público. Contudo, o escritório decorado por Francisco Almeida Neto (foto), com tema indígena, causa forte impacto, tanto pelo uso do vermelho na parede e no tecido das cortinas quanto pelo belíssimo quadro que expõe, com um enorme menino índio olhando diretamente para quem o penetra.

divulgação

Por sua vez, a sala de ginástica, com paredes em tons de cinza, cor que é freqüentemente evitada nos projetos de decoração, uma vez que transmite frieza, sobriedade e uma certa melancolia, mas que – conforme visto no local – composto juntamente com o branco, deu ares de requinte a um ambiente normalmente associado à descontração.

No mais, pode-se citar a luminária de parede em forma de lagarto, os painéis de vidro no parapeito da escada de acesso ao piso inferior, a modernidade e alegria da sala de estudos, o armário com portas cor de laranja de um dos dormitórios.

Entretanto, algumas coisas deixaram a desejar. A piscina, local por onde o público inicia a visitação, não recebeu a devida atenção, já que, além de três ou quatro velas flutuantes, não possui nenhum tipo de decoração, relegando este ambiente, sonho de consumo de muitas pessoas, a um plano secundário e sem importância. Assim também, talvez pela escassez de recursos financeiros ou de tempo para execução das obras, alguns revestimentos originais da casa foram mantidos, especialmente pisos, sendo que, em certos ambientes, destoaram do contexto compositivo e do design atualmente disponível nesse mercado.

Numa análise geral, os ambientes expõem charme, beleza, conforto, aconchego e, portanto, a iniciativa merece ser prestigiada. Espero que a Casa Show Décor seja a primeira de uma série de eventos de decoração na cidade, e que a partir de agora profissionais e empresas do ramo conquistem novos espaços, E com isso desperte o consumidor guarulhense para o comércio local, incentivando, assim, novos investimentos no setor e a instalação de outras empresas do ramo, trazendo benefícios tanto para o consumidor quanto para os profissionais e, em última análise, para o próprio município.

Serviço:

Casa Show Decor

Endereço: Av. Paulo Faccini, 2003 – Bosque Maia
Horário: de terça a sexta, das 13h às 21h e sábado e domingo das 10h às 21h
Preço: R$ 10,00

Paula Espin