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A limpeza da loja

Guarulhos, 22 de julho de 2002

As lojas certamente devem transmitir uma boa imagem aos clientes que a freqüentam. Os produtos, o atendimento, o esmero com as embalagens, enfim, a imagem da loja e da marca deverá, realmente, impressionar. Um detalhe que muitas vezes escapa é o aspecto da limpeza. É lamentável, em muitos estabelecimentos, o desleixo e o descuido que os responsáveis apresentam. Uma loja arejada, bem iluminada e limpa vende mais do que outra sem estas condições.

Assim como funções administrativas e operacionais são delegadas, a limpeza não poderá ser esquecida. É muito importante que uma pessoa – basta uma – seja responsável por esta tarefa. Aliás, árdua tarefa, mas que faz parte do objetivo que é o de vender os produtos em exposição.

Existem tarefas que devem ser executadas diariamente. Por exemplo, em lojas de roupas, calçados e CDs, entre outras, a poeira insistente, que teima em permanecer sobre as prateleiras, balcões e expositores, deverá ser retirada todos os dias. Para as lojas do ramo de alimentação, lavar o piso, principalmente na área da cozinha, é tarefa do dia-a-dia.

Outras tarefas podem ser feitas semanalmente, como a limpeza de cortinas, persianas, arandelas e outros detalhes que estejam na altura dos olhos. É bem melhor que o responsável pela limpeza veja isto, antes de algum cliente. Pelo menos uma vez por semana, é prudente fazer uma vistoria, com bastante atenção a estes detalhes.

Muitas vezes ocorre a conjugação do verbo acostumar, ou seja, funcionários que trabalham na loja se acostumam com uma mancha, uma cortina descosturada ou prateleiras empoeiradas. Isto pode ser evitado se o responsável pela limpeza não pertencer ao quadro de funcionários, mas de alguma empresa que ofereça estes serviços. A vantagem da terceirização é que raramente será o mesmo funcionário, pois as empresas praticam um rodízio com os contratados.

Tarefas quinzenais ou mensais são relacionadas à limpeza de luminárias, ventiladores e saídas de ar-condicionado central, elementos instalados no teto da loja. É oportuna, então, uma vistoria em sancas e rebaixamentos de teto quando eles existirem. Caso os aparelhos de ar-condicionado sejam individuais, é conveniente proceder a limpeza dos filtros.

Mensalmente, ou a cada dois meses, deverá ser promovida uma faxina geral. Vale lavar pisos ou carpetes, lavar paredes e arrastar o mobiliário, de maneira que seja possível a retirada da poeira acumulada. O encarregado da manutenção poderá estar presente para aproveitar o embalo e trocar aquelas lâmpadas queimadas, que dependiam de escada e boa vontade.

A cada seis meses, uma simples pintura irá lavar a alma da loja. Sairão os descascados, as manchas, a má aparência, que darão lugar ao bom aspecto e como conseqüência, causarão uma boa impressão. Para o cliente, o cuidado com a loja é associado à qualidade do produto, ou seja, uma loja desleixada poderá transmitir, por exemplo, que o produto não representa um bom acabamento.

Portanto, basta abrir espaço para espanadores, panos, vassouras, rodos, sabões, detergentes e outros produtos. Com a loja limpa os produtos terão mais espaço para serem expostos.