Estudo populacional ajuda planejamento da cidade
Apresentado na última terça-feira, dia 19, na sede da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (Sica), o estudo sobre o desenvolvimento populacional de Guarulhos entre 1980 e 2000, e projeções para até 2020 vai possibilitar um ganho de qualidade na elaboração de projetos na cidade, principalmente como suporte essencial para o plano diretor do município.
O trabalho foi elaborado pelo demógrafo e sociólogo Paulo Campanário, técnico da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), com apoio da regional guarulhense do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e por solicitação da Prefeitura de Guarulhos, para ser aplicado nas ações do governo.
No encontro, Campanário revelou algumas peculiaridades sobre o estudo, como a tendência de redução e envelhecimento da população em bairros consolidados (que não podem mais expandir) como o Parque Cecap e a Vila Augusta.
Outro dado interessante é que Guarulhos deverá manter sua taxa de crescimento por pelo menos 15 anos até se estagnar, como ocorre hoje na capital paulista. E que o Brasil é um dos países que reduziu rapidamente a taxa de natalidade infantil, quase se equiparando às nações de Primeiro Mundo.