Argentina tenta revitalizar comércio com o Brasil
O ministro argentino da Produção, José Ignacio de Mendiguren, vai liderar uma delegação de funcionários e diretores de empresas deste país que viajará nesta quarta-feira, ao Brasil para revitalizar o comércio bilateral.
“É uma maneira de demonstrar que os empresários argentinos voltam a se unir frente à nova oportunidade de negócios que lhes oferece o Brasil e também o Mercosul”, enfatizou nessa terça-feira De Mendiguren ao falar sobre a viagem.
O ministro, ex-titular da União Industrial Argentina (UIA), afirmou que a desvalorização do peso, estabelecida em janeiro passado depois da posse do presidente Eduardo Duhalde, “delineia aos produtores argentinos um novo e mais justo cenário econômico”.
De Mendiguren terá sua primeira reunião com o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Sérgio Amaral, e também irá ao encontro entre o secretário de Comércio, Indústria e Mineração do país vizinho, Eduardo Braun Cantilo, e o representante da Chancelaria argentina Hugo Herrera Vega.
Acompanharão o ministro representantes de importantes empresas, como Acindar, Sancor, Arcor, Ledesma, Pérez Companc, Implast, Techint e Alpargatas, entre outras.
Argentina e Brasil são os principais sócios do Mercosul, também integrado pelo Uruguai e pelo Paraguai.