1ª Conferência de Turismo reúne autoridades e profissionais do setor
Sede do maior aeroporto da América do Sul e localizada estrategicamente entre as principais rodovias do país, Guarulhos começou a discutir na segunda-feira, dia 04 de agosto, a função do poder público como agente motivador de incremento do turismo de negóciosna cidade. O tema – apontado como importante instrumento de desenvolvimento econômico e social – foi debatido durante a 1ª Conferência de Turismo em Guarulhos, evento que reuniu cerca de 400 pessoas entre diversos especialistas do setor, como o gerente de Turismo de Negócios da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) Lawrence Reinisch; a diretora de Relaçõesde Mercado e Parceria da Secretaria de Turismo do rio Grande do Sul, Vaniza Schuler; e o coordenador estadual de Turismo do Sebrae/São Paulo, José Bento Desie.
Substituindo o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, que esteve em Guarulhos nesta terça-feira (05), Lawrence falou sobre os vários tipos de turismo e como ele pode facilitar o aumento de investimentos no país. Segundo ele, o desenvolvimento do setor tambémvem gerando uma maior capacitação das pessoas envolvidas. “O processo de profissionalização do turismo está em crescimento, mas existe ainda muito para caminhar. É necessário pensar até que ponto cursos e universidades possuem um currículo adequado para a prática profissional”, observou, ressaltando a importância do envolvimento da comunidade local no processo.
Também presente à conferência, o presidente da Agência de Desenvolvimento de Guarulhos (Agende), Luis Roberto Mesquita, apresentou proposta de desenvolvimento do entorno do Aeroporto de Cumbica, incluindo projetos para geração de empregos e receitas.
Em seu discurso, o prefeito Elói Peitá destacou que o desenvolvimento industrial foi o elemento propulsor da cidade durante muito tempo, mas que, com a chegada do Aeroporto (em 1985), o município ganhou um novo perfil, o do turismo de negócios.
Em seguida, foi assinada e entregue a 1ª carta de turismo em Guarulhos, com os seguintes tópicos: “Planos de Desenvolvimento do Turismo da cidade de Guarulhos”, “Inventário”, “Sensibilização”, “Qualificação das Estruturas”, “Programa de Marketing”, “Legislação de Incentivo do Turismo”, “Fomento de Negócios de Turismo”, “Financiamento do Turismo” e “Regionalização do Turismo”.
Presenças – A Conferência de Turismo contou com a presença de inúmeras autoridades da cidade, vereadores e representantes da administração, como os secretários Alexandre Zeitune (em exercício de Turismo), Luiz Carlos Fabri (Relações Internacionais) e Moacir de Souza (Governo), além da presidente do Fundo Social de Solidadriedade, Janete Rocha Pietá; o superintendente regional da Infraero, Miguel Choueiri; o presidente da ACE-Guarulhos (Associação Comercial e Empresarial), Decio Pompêo Junior; e Roberto Areias, do Guarulhos Convention Bureau.