Notícias

Estabelecimentos se adequam à lei antifumo, após quase um ano

Guarulhos, 05 de maio de 2010

Guarulhos ainda não foi alvo de qualquer campanha de fiscais da lei antifumo, mas mesmo assim, passado quase um ano desde sua aprovação, os comerciantes da cidade não sofreram baixas no número de clientes por conta da execução da legislação.

A lei, que entrou em vigor somente no dia 7 de agosto de 2009, não é mais vista como um problema por donos de estabelecimentos, nem pelos clientes fumantes.

Proprietário do Varandas Grill & Cia, Sérgio Luís, 44, elogia a medida. “Acho que a lei trouxe um certo conforto para os clientes não fumantes. Encaramos com naturalidade e os clientes souberam entender”, afirmou.

Já o gerente-assistente da Ponto Ka Costelaria & Cia, João Batista, 48, conta com mais mesas dedicadas aos fumantes e diversas placas espalhadas no ambiente em referência à lei. “Sempre tem algum teimoso, mas não tivemos problemas com ninguém”, disse.

No Kabala, uma varanda externa foi separada para os fumantes, mas houve uma fase experimental antes da mudança. “Na primeira semana, deixamos para ver o que ia acontecer. Os clientes fumavam na rua e reclamaram, pois queriam ficar dentro da casa”, conta a sócia-proprietária Camila Romão. Assim, a área externa foi adequada. “Se não tivéssemos feito, teríamos uma queda no número de clientes”, completa.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que ainda não há um balanço da lei e a Prefeitura não informou quantos agentes fiscalizadores atuam no município.

A multa para o estabelecimento que desrespeitar a lei é de R$ 792,50. Na reincidência, o valor sobre para R$ 1.585, na terceira vez, o local é fechado por 48 horas e no quarto flagrante, será fechado por 30 dias.

A denúncia pode ser feita pelo telefone 0800.771.3541 ou no site www.leiantifumo.sp.gov.br.