Notícias

Prefeitura inaugura Laboratório de Iluminação Pública

Guarulhos, 03 de maio de 2010

A Secretaria de Obras entregou nesta sexta-feira, dia 30, o Laboratório de Iluminação Pública Municipal. O local receberá materiais com defeito retirados diariamente da rede de iluminação pública pelas equipes de manutenção, que serão devolvidos aos fornecedores, se estiverem dentro do prazo de validade, ou recuperados para serem reutilizados.

Com a início das atividades do laboratório de iluminação pública, será possível diminuir ainda mais os custos de operação e manutenção do sistema de iluminação pública municipal – recentemente reduzidos em R$ 3,2 milhões anuais – e colocar Guarulhos em uma situação ímpar no cenário da gestão destes serviços públicos no âmbito nacional.

Criado com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, o laboratório está instalado na avenida Lauro de Gusmão Silveira, 580, no Taboão. Equipado com aparelhos e instrumentos necessários ao diagnóstico das falhas que acometem os diversos componentes do sistema de iluminação pública, o espaço possui salas projetadas para o fluxo racional dos serviços e para a garantia da segurança dos técnicos que nele desempenharão suas funções.

Os procedimentos de trabalho do laboratório permitirão também o estabelecimento de estatísticas de falhas dos diversos materiais e equipamentos utilizados no sistema de iluminação pública. “Esses diagnósticos indicarão a conveniência da eliminação de certos tipos de componentes e a introdução de novos padrões de equipamentos a serem incorporados ao sistema de iluminação pública de Guarulhos”, explica o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Paulo de Tarso Carvalhaes.

Iluminação de vielas – O trabalho realizado pelo laboratório e pela oficina de recuperação de postes e componentes metálicos, que também funciona no Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura, possibilitou a montagem de postes e a recuperação de luminárias. “Com essa iniciativa, demos início ao Programa de Iluminação de Vielas, que já beneficiou 179 logradouros desta natureza, com economia de investimentos na ordem de R$ 350 mil”, comemora Paulo de Tarso.