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O presente que não é lembrancinha

Guarulhos, 08 de agosto de 2007

Depois das vendas aquecidas de julho, beneficiadas pelas férias escolares e pela temperatura fria da semana final do mês, o varejo paulistano volta a apostar em bons negócios com o Dia dos Pais

As maiores expectativas para a data do dia 12 próximo estão com os lojistas de eletroeletrônicos, como câmeras digitais, aparelhos de som, TV e DVD, computadores e itens de informática. As lojas, supermercados e vendas online calculam que podem crescer até 72% em relação a 2006, no segmento.

Com 35 lojas, a rede Fast Shop acredita que, além de celulares, haverá boa saída de barbeadores elétricos e home teathers. Já a Fotoptica aposta em crescimento de 10%, impulsionado pelas vendas de câmeras digitais.

O superintendente geral da Lojas Cem, Valdemir Colleone, diz que telefones celulares e computadores são muito procurados pelos filhos nessa época do ano. Segundo ele, a expectativa é de que a venda de eletroeletrônicos aumente 10% sobre o ano passado, com tíquete médio de R$ 450 por cliente. “A data dos pais é tão significativa para nós, que criamos a campanha A loja inteira em promoção – tudo com desconto.”

A área de itens de tecnologia também é diversificada nos hipermercados. O Extra oferece mais de 120 itens da categoria, incluindo recentes lançamentos da indústria, como computadores, impressoras, periféricos, softwares, notebooks, câmeras digitais, monitores e palm tops, de várias marcas e modelos, com descontos e, em alguns casos, com primeiro pagamento só para novembro. A expectativa de crescimento para as vendas da seção é de 72% em comparação com a mesma data comemorativa, em 2006.

Já o Wal-Mart espera vender 15% mais aparelhos eletroeletrônicos do que no ano passado. Uma das apostas da rede são as TVs de plasma. O modelo de 42 polegadas é oferecido a R$ 3.396, com pagamento em 12 meses sem juros.

Internet – O Submarino investiu na campanha “meu pai é tudo pra mim”, para incrementar as vendas de eletroeletrônicos no período. Logo na primeira página do site, várias ofertas chamam a atenção dos clientes, como monitores de LCD a R$ 699 e aparelhos de DVD a R$ 99. Tudo pode ser pago em até doze vezes sem juros, com entrega em até um dia útil, dependendo da região.

Na livraria online da Saraiva, que também vende produtos eletroeletrônicos, a expectativa para o Dia dos Pais é vender 15% a mais em relação à data do ano passado. Compras acima de R$ 300 poderão ser divididas no cartão de crédito. A empresa sugere como presente para os pais, além dos livros, CDs e DVDs, e dois modelos de notebook da HP que custam R$ 1.799 e R$ 3.999.

Alta – Para o economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Emílio Alfieri, o Dia dos Pais, é considerado a quinta data no calendário do varejo, atrás de Natal, Dia das Mães, Namorados e Dia das Crianças. Mas, para o setor de eletroeletrônicos, é um momento de alta nos negócios. “A queda dos juros, o pagamento financiado em várias vezes e o crédito facilitado contribuem para a aquisição desses produtos”, afirma.

Segundo ele, as vendas de itens de maior valor agregado devem aumentar entre 5% e 6% no período, mas a grande maioria das compras deverá se resumir às “lembrancinhas” que custam entre R$ 20 e R$ 60.