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Brindes: inovação para crescer

Guarulhos, 18 de julho de 2007

A realização de feiras, eventos e festas para empresas está contribuindo para o crescimento do mercado de brindes, que movimentou R$ 5,5 bilhões só em 2006 e deverá faturar 8% a mais neste ano, segundo dados da Associação Brasileira de Brindes (Abrinde)

Uma das estratégias utilizadas pelas empresas do setor é a criação de peças diferenciadas, com enfoque em esportes, tecnologia e preservação da natureza.

Um exemplo disso são as boinas e camisetas ecológicas da empresa Capshirt, com lançamento previsto para as próximas semanas. Os produtos são feitos à base de algodão cultivado sem agrotóxico e são destinados a empresários preocupados com questões ambientais.

A linha ecológica da Ótima Brindes é feita de couro ecológico. São agendas e blocos de notas preparados com material reconstituído e aparas de couro.

Já a Artesanatta aposta no Kit Árvore, composto por uma caixa de papel reciclável com mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. “O mercado está se desenvolvendo com a criação de brindes diferentes. É preciso inovar”, diz a sócia proprietária da empresa Adriana Coen. Segundo ela, nesta época, as vendas aumentam 25% sobre o primeiro semestre, por causa das encomendas de final de ano. “Outra novidade é o tangram reciclável, quebra-cabeça chinês feito com caixas de leite vazias.”

Ao lado dos brindes ecológicos, os esportivos são o grande destaque do segmento, por causa dos Jogos Pan-Americanos, em andamento no Rio de Janeiro, e das Olimpíadas de Pequim de 2008. A Crystallium desenvolveu uma bola de cristal tendo como tema as Olimpíadas, com gravação interna feita a laser. Segundo a diretora administrativa Sibele Yaksic, em 2006 as vendas aumentaram 50% em relação ao ano anterior. A expectativa é de crescer mais 50% neste ano. “O setor é bem concorrido, mas há espaço para todos”, diz. Um exemplo disso é a Córner, que também aposta nas Olimpíadas, com coleção de miniaturas de bola de futebol, vôlei, basquete e rúgbi, que trazem estampadas marcas e mensagens promocionais.

Tecnologia – A JK Brindes investe em tecnologia para atrair os clientes. Ela acaba de trazer do exterior uma série de relógios MP4 multifuncionais: além de exibir hora e data, funcionam como um gravador digital, reproduzem músicas de MP3 e exibem vídeos em tela de alta resolução. “Produtos de informática e relógios sempre vendem muito bem”, garante Fernanda Gabriel, assistente de marketing.

De acordo com o diretor da Expo Bríndice, maior feira do setor de brindes no Brasil, Luiz Roberto, a variedade de itens demonstra o crescimento do mercado. “Há 20 anos, tínhamos 800 empresas do setor no País, fornecendo basicamente chaveiros, canetas e réguas. Hoje, quase tudo pode se tornar brinde, basta ser criativo e ter visão de negócios”, diz. Ele estima que existam hoje cerca de quatro mil empresas fabricantes de brindes no Brasil.

“Uma das características do setor é o grande número de produtos vindos da China. Cerca de 10% das empresas de brindes trabalham com itens de lá, assim como outros setores da economia”, diz o executivo, que lançará na próxima semana a 14º edição do Expo Bríndice, em São Paulo. “Várias empresas chinesas me procuraram para expor no evento, mas eu neguei. O evento será 100% brasileiro”, afirma.

A Expo Bríndice será realizada entre os dias 24 e 27 de julho, no Centro de Eventos São Luiz e terá 113 expositores. A expectativa é de que 8 mil pessoas visitem a feira, um aumento de 15% sobre a edição de 2006.