Notícias

Redução de multas e juros leva contribuintes a quitar impostos atrasados

Guarulhos, 20 de agosto de 2003

ArteA Prefeitura elaborou uma campanha para a arrecadação de impostos municipais atrasados. E para isso ofereceu como vantagem o desconto de 100% nas multas e juros no pagamento a vista. Os contribuintes que pretendem ficar em dia com a Prefeitura têm procurado as unidades do Fácil (Central de Atendimento do Cidadão) para verificar qual a melhor forma de pagamento. Essa medida vale apenas para os débitos vencidos até dezembro de 2002. E inclui os seguintes impostos: IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e tributos contraídos com a Prefeitura, Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e Proguaru.

Se o cidadão optar pelo pagamento a vista, que deve ser realizado até 30 de setembro de 2003, terá a redução de 100% nas multas e juros. Mas as opções de quitação são muitas. Para quem pagar até 31/10 terá 90% de desconto; até 28/11 – 80%; até 22/12 – 70%. Além disso, os débitos poderão ser parcelados em até 12 vezes com redução de 60% dos juros e multas. Nesse caso, o contribuinte deverá pagar a primeira parcela até 30/09.

A idéia da redução das taxas de juros com até 100% de desconto, dependendo da forma de pagamento, tem levado muitas pessoas a procurarem as unidades do Fácil. E para muitos era essa a oportunidade que faltava. “Acho que a turma que está com os pagamentos atrasados tem mais é que aproveitar”, comenta Dirce Carneiro Pereira, pensionista. Em outros casos, não é o desemprego ou a falta de dinheiro que os impedem de quitar seus débitos, mas sim o esquecimento. “Eu estou em atraso desde 2001, por puro descuido, agora vou resolver isso”, conclui Roseli Batista, dona de casa.

A Secretaria de Finanças informou, por intermédio da assessoria de imprensa da Prefeitura, que não tem idéia de quanto poderá arrecadar com essa iniciativa, por não ter como prever que forma de pagamento cada cidadão acredita ser o melhor para seu bolso.