Notícias

Vendas do varejo devem fechar o ano com desempenho inferior a 2002

Guarulhos, 25 de novembro de 2003

As vendas do varejo em 2003 no comércio da Grande São Paulo devem fechar o ano, em média, 1% abaixo do desempenho verificado no ano passado. A análise é da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), que divulgou estudo sobre o setor.

Segundo a entidade, a previsão negativa tem por base os últimos resultados obtidos nas sondagens de vendas realizadas em todas as importantes datas para o comércio no ano.

O faturamento do Dia das Mães ficou 8,2% abaixo do mesmo período de 2002, no Dia dos Namorados a redução foi de 5% e, no Dia dos Pais, de 5,4%. No Dia das Crianças, o recuo foi de 6,14% e, na Páscoa, de 7,39%.

A Fecomércio estima que, diante desse cenário, o resultado do Natal poderá ser considerado como bom se as vendas deste ano atingirem igual volume do ano passado.

Outro fator analisado pela Fecomércio foi a contratação de pessoal temporário para o fim de ano. Segundo a federação, as vendas registradas na primeira quinzena de novembro estão em média 3% abaixo do volume apurado no mesmo período do ano passado, o que pode comprometer a contratação de pessoal para o fim do ano.

Conforme mostra a pesquisa, somente 30% dos comerciantes afirmam estar contratando novos funcionários para o fim de ano.