Notícias

Vendas do varejo caem 6% na Região do Alto Tietê

Alto índice de desemprego prejudica rendimento do setor, avaliou presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque

Guarulhos, 03 de julho de 2017

O volume de vendas do varejo ampliado na Região Administrativa 3 da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (RA-3 da Facesp), que corresponde à Região do Alto Tietê e onde está inserida Guarulhos, caiu 6% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados são da pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Na comparação entre março e abril, a queda foi ainda pior (8,1%). Outro dado alarmante é o registrado nos últimos 12 meses: desaceleração de 8, 8%. Já no acumulado do ano – entre janeiro e abril de 2017 – a diminuição foi de 6, 7%.

No varejo restrito ― que não contabiliza lojas de materiais de construção e concessionárias de veículos ― o recuo foi de 6,4% na comparação entre os meses de abril de 2016 e 2017. Na relação entre março e abril deste ano, a queda foi de 6, 9%. Nos últimos 12 meses, o volume de vendas caiu 10%. Por fim, entre janeiro e abril de 2017, a retração atingiu a marca de 7, 6%.

Causas

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), William Paneque, os números são preocupantes, mas ele crê no aquecimento do ambiente econômico da região até o fim de 2017.

“As contrações seguem sendo explicadas fundamentalmente pelo maior desemprego e pela menor disponibilidade de crédito, que terminam deixando a confiança do consumidor em patamares baixos. Porém, temos a esperança de que o cenário melhore ao decorrer do ano”, afirmou o dirigente.

“As retrações chamam a atenção por terem sido menores do que o previsto, uma vez que abril deste ano teve dois dias úteis a menos. Além disso, o comércio foi prejudicado pela paralisação do transporte coletivo”, avaliou o presidente da ACSP, Alencar Burti.

“As quedas foram menores em relação aos meses anteriores porque se parte de uma base de comparação fraca. Além disso, é possível considerar a pequena recuperação da renda das famílias ― decorrente da forte desaceleração da inflação ― e a comemoração da Páscoa em abril (ano passado foi em março)”, completou Burti, que também é presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

VAREJO PAULISTA AMPLIADO 2017

(volume de vendas sobre igual mês do ano anterior)
– Abril: -3,7%
– Março: -3,9%
– Fevereiro: -11,2%
– Janeiro: -6,7%

VAREJO PAULISTA RESTRITO 2017

(volume de vendas sobre igual mês do ano anterior)
– Abril: 3,3%
– Março: -4,8%
– Fevereiro: -10,8%
– Janeiro: -8%