Vendas a prazo caem e vendas à vista crescem
As vendas do comércio varejista da cidade de São Paulo tiveram comportamento diferenciado no fechamento do mês de maio, conforme informou a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) nesta segunda-feira.
De acordo com o levantamento da entidade, na comparação com o mesmo período de 2001, enquanto as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que indica as vendas a prazo, caíram 3,8%; as consultas ao Usecheque, que indica as vendas à vista, tiveram elevação de 6,1%.
As consultas ao SCPC passaram de 1,632 milhão para 1,571 milhão de verificações. As consultas ao Usecheque passaram de 1,708 milhão para 1,812 milhão de verificações. Na comparação com abril de 2002, o resultado foi mais animador.
As vendas a prazo apresentaram elevação de 12,7% e as vendas à vista avançaram 7,1%.
Segundo a ACSP, os fatores que favoreceram as vendas no período foram a queda da temperatura, principalmente para confecções e calçados; e a Copa do Mundo, na venda de aparelhos de som e imagem; além do forte esforço promocional do varejo e do período do Dia das Mães.