Notícias

Variações de limites de velocidade ainda confundem os motoristas

Guarulhos, 17 de março de 2009

Os radares começaram a funcionar no dia 6 de março, com 30 equipamentos instalados em pontos estratégicos da cidade. A previsão é de que 66 estejam em funcionamento até junho. Mas os critérios de instalação e de inserção dos limites de velocidade são desconhecidos dos motoristas e já causam preocupações.

Alguns alegam que a velocidade imposta para circular é excessiva e, para outros, é inferior e deveria ser discutida, de acordo com o tamanho da via de circulação.

Na avenida Benjamin Harris Hunnicutt, o limite sentido bairro é de 60 km/h, sendo que ao contrário, sentido centro, a velocidade limite é de 50 km/h; problema constatado pela reportagem do Guarulhos Hoje.

Este critério confunde os motoristas que circulam nas avenidas e ruas do Município, como o aposentado, Antônio de Sá, 62 anos, que afirma que o limite de velocidade nesta via poderia aumentar.

Equipamentos diminuíram rachas na Hunnicutt – O funcionário público, Orides Cavalcante, 43, disse que o limite inserido na avenida Benjamin Harris Hunnicutt está ótimo, pois antes dos radares, existiam rachas a noite. “Está ótimo desta maneira. Havia muitos rachas aqui, agora a situação está controlada. Não vi mais acidentes”, disse. O confeiteiro Francisco Souza afirmou que gostou dos limites colocados nas avenidas. “Gostei destes radares. Os motoristas conduziam os veículos em alta velocidade, agora está bem organizado e tranqüilo para dirigir.”

Na avenida Baquirivu, que é uma via arterial, o limite imposto pela Secretaria de Transporte e Trânsito é de 60 km/h. Na avenida Otávio Braga de Mesquita, o limite é de 50 km/h. O secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que os radares foram instalados na cidade após estudos que analisaram os os números de acidentes registrados nos últimos tempos e os locais de maiores incidências de ocorrências.

Os limites de velocidade obedecem aos critérios do Código Nacional de Trânsito (CNT), ou seja, vias arteriais o limite é de 60 km/h; vias coletoras, 50 km/h; e vias locais, 40 km/h. Ainda de acordo com a Secretaria de Transporte e Trânsito, os limites podem ser reduzidos em vias arteriais, caso existam faixa de pedestres ao longo de sua extensão.