Notícias

Varejo quer conquistar consumidor

Guarulhos, 29 de janeiro de 2009

O município de São Paulo continua sendo o maior concorrente do comércio guarulhense. Esta é a conclusão da pesquisa de comportamento do consumidor divulgada pela Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) e o Sebrae-SP, anteontem, na Casa do Empreendedor. A pesquisa realizada especialmente para o projeto Empresa Mais tem por objetivo principal definir ações para a fidelização do consumidor guarulhense.

No total, os agentes de relacionamento da ACE-Guarulhos entrevistaram 458 pessoas, em seis centros comerciais da cidade – Centro, Cumbica, Pimentas, Taboão, Vila Galvão e Parque Cecap. Os entrevistados responderam a 14 questões, ligadas diretamente ao seu comportamento no comércio. A pesquisa possui margem de erro – para cima ou para baixo – de 4,5%.

De acordo com os dados, pelo menos 91% dos guarulhenses compram com freqüência no município, mas, ainda, é grande o número de pessoas que trocam o comércio de Guarulhos pelo paulistano, cerca de 86,5%. De acordo com os pesquisados, atendimento, qualidade e preço são fatores decisivos para a troca de Guarulhos pela capital paulista.

O dado mais preocupante da pesquisa mostra que apenas 13% dos consumidores consideram o atendimento dos estabelecimentos comerciais de Guarulhos excelente ou muito bom. A maioria, 64% dos entrevistados, classifica o relacionamento entre comércio e cliente como “bom”.

Com base na pesquisa, Associação Comercial e Sebrae-SP, já começam a desenhar as ações que serão implementadas no “Empresa Mais”. Entre fevereiro e março, consultores do SENAC percorrerão as 64 empresas participantes com a “Blitz VM”. A ação quer por meio da análise “Visual Merchandising” incentivar os empreendedores a melhorarem o visual de seu estabelecimento, de olho na fidelização dos clientes.

Estão previstas, ainda, ações como: o programa “Aprender a Empreender”, curso de controle financeiro para o comércio varejista, campanha do Dia das Mães, entre outros.

O Empresa Mais, desenvolvido em parceria pela ACE-Guarulhos e o Sebrae-SP, iniciou uma nova fase. O projeto tem por objetivo melhorar a gestão e a fidelização da carteira de clientes dos participantes, como, também, aprimorar e desenvolver a administração, as estratégias de vendas, o aumento da lucratividade e promover a criação de grupos setoriais. Informações pelo telefone: 2137-9333.