Notícias

Varejo espera vender 20% mais televisores durante a Copa

Guarulhos, 11 de abril de 2002

As redes varejistas pretendem vender pelo menos 20% a mais de televisores, nos meses de maio e junho, em razão da Copa. Mas os comerciantes acreditam que o aquecimento do consumo do produto só aumentará a partir do próximo mês, não só em razão do futebol, mas também por causa do Dia das Mães, quando tradicionalmente aumentam as compras de eletroeletrônicos, principalmente televisores.

Na Casas Bahia, a expectativa é vender 25% a mais de televisores do que em 2001, o que significa 200 mil novas unidades do produto, por causa da Copa. Segundo o diretor da rede, Michael Klein, no ano passado a rede comercializou 800 mil televisores. “Este ano atingiremos R$1 milhão”, diz. Ele afirma que a empresa é a rede de varejo que mais vende televisores. “Para se ter uma idéia, a produção nacional é de 4 a 5 milhões de televisores. Desse total, 1 milhão serão vendidos pela Casas Bahia nas suas 305 lojas “.

Em outras redes de varejo, como a Lojas Cem, a Copa do Mundo ainda não aqueceu as vendas, conforme conta seu diretor, Valdemir Colleone e as vendas continuam nos patamares normais de 8 mil peças por mês. Ele, no entanto, espera vender 12 mil peças já no próximo mês. “Embora ainda estejamos com nosso movimento normal é a partir de maio que os consumidores começam a comprar. Acredito que no período da Copa venderemos 24 mil peças por mês, principalmente as TVs de 29 polegadas, que custam entre R$ 800 e R$ 1 mil”.

Segundo levantamento da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), no mês que antecede a abertura da Copa, as vendas crescem em torno de 15% em comparação à média dos demais meses do ano, segundo tendência observada nos campeonatos de 1994 e 1998.

“A expectativa dos fabricantes de eletroeletrônicos é de que a tendência de incremento de vendas por conta da Copa se repita em 2002, dando maior impulso ao setor”, afirma Paulo Saab, presidente da Eletros. A estimativa, na média do ano, é que as vendas de televisores sejam 5% superiores ao ano passado, quando foram comercializadas 4,71 milhões de unidades.

Nas 292 lojas das Lojas Colombo também ainda não foi verificado aumento no movimento de vendas, que continuam registrando 15 mil TVs por mês. “Mas a nossa expectativa é de um aumento de vendas de, no mínimo, 20% e acreditamos que venderemos bastante TVs de 29 polegadas”, diz a gerente de marketing , Stella Maris Arenhardt.

Para promover as vendas, a rede está realizando uma promoção com seus clientes até o dia 21 de junho. “Nesta promoção, a Colombo vai sortear 400 aparelhos de televisão, 4 automóveis Celta e 6 viagens para a Coréia do Sul para assistir o Brasil, com um investimento que supera R$ 3 milhões em prêmios e mídia”, afirma a gerente de marketing. Para concorrer, os clientes devem preencher um cupom a cada R$ 50 em compras.

Celia Moreira