Artigos

Como o certificado digital pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro para a sua empresa

Certificado Digital
Guarulhos, 16 de outubro de 2017

Você já parou para pensar em como a internet facilitou (e agilizou) certas atividades do dia a dia? Volte alguns bons anos e puxe da memória o que tinha de ser feito para realizar uma simples consulta a um extrato bancário. O que dizer, então, de fazer compras no supermercado e até os ingressos para o cinema. Além do dinheiro, eram gastos uma boa dose de tempo e pitadas de paciência, não é mesmo?

Se na sua vida boa parte das transações é realizada de forma online, não seria diferente para gerenciar as movimentações da sua empresa, certo?

E é aqui que entra em cena o Certificado Digital! Instituído há mais de 15 anos, esse registro já ajudou mais de 11 milhões de empresas, inibindo fraudes, garantindo autenticidade às operações e, acima de tudo, reduzindo custos.

Sim, você leu certo: o uso de Certificado Digital é vantajoso também para a finança das empresas e nós vamos explicar porquê!

O uso de Certificado Digital para redução de custos

Esse registro permite que a empresa poupe tempo e ganhe agilidade em certos procedimentos que são obrigatórios de serem feitos, como por exemplo: procedimentos contábeis, fiscais, tributários e judiciais passam a ter algumas de suas etapas mais simplificadas.

Na prática, atividades como reconhecimento de firmas, transporte de arquivos via portador (motoboy) e deslocamento a agências bancárias, por exemplo, são substituídas por alguns cliques. Detalhe: com uma garantia de autenticidade e mecanismos de segurança para proteção dos dados.

Assim, veja exemplos de processos você pode otimizar com o uso de certificado digital e fazer sua empresa economizar dinheiro:

  • Reconhecimento de firma e envio de documentos por qualquer dispositivo conectado à internet;
  • Efetuar transações bancárias;
  • Assinatura digital de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e Conhecimentos de Transporte Eletrônico (CTe);
  • Conceder validade jurídica a documentos enviados pela internet;
  • Assinatura de documentos em geral para finalidade contábil, fiscal e tributária.

Uso de Certificado Digital no período de crise

Essas vantagens foram percebidas por muitas empresas. Tanto que mesmo no período de crise econômica o uso do certificado digital não para de crescer. Só para ser uma ideia, em 2015, mais de 3,2 milhões de corporações aderiram à tecnologia (quase um terço a mais das que haviam se adequado em 2014).

Você pode estar se perguntando: Mas o uso de certificados cresceu mesmo na crise? Sim!

Em tempos de retenção de custos, as empresas tendem a revisar processos e aderir a tecnologias que contribuam para reduzir o valor gasto com papel, impressão e transporte de arquivos. Segundo dados de mercado, há empresas que conseguem reduzir em até 30% os gastos anuais com compra, impressão de papel e autenticação e deslocamento.

Isso sem contar o valor da agilidade e economia de tempo: há processos que poderiam levar até 48 horas para coletar assinaturas e que, com o uso de certificado digital, pode ser resolvido em até uma hora.

O que acha de trazer esse dinamismo para a rotina do seu negócio? É mais praticidade e economia para você e para a sua empresa!

Quer saber mais como abrir sua empresa em guarulhos? Baixe esse ebook gratuito que preparamos com um checklist de atividades!