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Uma mão leva a outra

Guarulhos, 30 de julho de 2002

arteEmpresários do setor de serviços descobrem as vantagens de fazer parcerias com grandes companhias. O sistema é bom para os dois lados. A grande empresa oferece uma série de comodidades aos clientes. E a pequena ganha novos fregueses e a oportunidade de ampliar os negócios.

Há dois anos, a empresária Elizabeth Guimarães, dona de uma loja de flores fez uma parceria diferente. Se associou a uma empresa que fornece serviços para clientes de empresas maiores, principalmente grandes companhias de seguro.

É um modelo de parceria que ajuda a floricultura a garantir uma parcela do faturamento ao final de cada mês.

– Funciona como se a gente tivesse um faturamento fixo mensal. Temos mais ou menos 15% do nosso faturamento garantido, diz a empresária Elizabeth Guimarães.

A parceria funciona assim: a empresa intermediária recebe o pedido dos clientes e encomenda as flores. A floricultura se compromete a fazer a entrega no horário marcado. Além disso, dá um desconto de 10% nos arranjos e buquês. Para conseguir o contrato, a floricultura Flor da Tarde passou por um processo de seleção.

– Até clientes que não são do bairro mas que, na maioria das vezes, nos procuram pela praticidade, afirma Elizabeth.

Uma parceria bem feita pode abrir as portas até para novos tipos de negócios.

Gabriela Fujita