Notícias

TSE: Filas mais curtas no segundo turno das Eleições

Guarulhos, 25 de outubro de 2002

arteO Tribunal Superior Eleitoral pretende que o segundo turno tenha votação mais rápida do que a do dia 06 de outubro. O objetivo é impedir que o eleitor enfrente filas muito longas.

No dia 27 de outubro serão menos candidatos, mesmo assim, a justiça eleitoral quer acelerar a votação. Está treinando novamente os eleitores, orientando os mesários a oferecer ajuda para quem gastar mais de cinco minutos para votar.

O Tribunal Superior Eleitoral orientou os Tribunais Regionais a reduzir o número de fiscais dos partidos para evitar aglomeração nas seções. Onde houver segundo turno para governador serão dois fiscais por candidato. Nos outros estados com eleição só para presidente, apenas um por candidato. Deixar urnas de reserva em lugares acessíveis, para que a substituição das que quebrarem seja mais rápida. E no dia da eleição os shoppings só poderão ficar com áreas de lazer e alimentação abertas.

O Tribunal Superior Eleitoral também quer evitar os problemas que aconteceram no primeiro turno com os eleitores que tiveram que justificar a ausência. Os Tribunais Regionais foram orientados a aumentar o número de locais para justificativa e, o formulário está disponível na internet na página do TSE www.tse.gov.br, é só imprimir e levar preenchido.

“Nós temos agora no segundo turno, uma eleição muito mais simples e a nossa expectativa é que o voto seja bem mais rápido”, fala o ministro do TSE.

Fernando Neves