Tributos alcançam R$ 100 bilhões
O Impostômetro, que mede em tempo real todos os tributos arrecadados no País, atingiu na última sexta-feira, 29, pela manhã, a marca dos R$ 100 bilhões. Neste ano, o ritmo de arrecadação acelerou-se, já que em 2009 e em 2008 a mesma quantia foi observada quatro dias depois, no dia 2 de fevereiro.
Para o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), Gilberto do Amaral, esse resultado é consequência do aumento da atividade econômica no País no ano passado. “Além disso, a eficiência nos processos de arrecadação em todos os níveis (federal, estadual e municipal) foi outro fator importante que contribuiu para esse saldo”, explicou.
Segundo Amaral, é preciso lembrar que mecanismos como a nota fiscal eletrônica já começam a surtir efeitos neste ano. Ele afirmou que, apesar do pequeno número de empresas que adotou o dispositivo fiscal, a expectativa é de aumento no total de empreendedores que o utilizam.
Além disso, ele ressaltou que o sistema tributário brasileiro funciona por meio de multi-incidência nas sucessivas etapas de produção de bens no País, o que propicia o crescimento generalizado na arrecadação de tributos.