Notícias

Termina nesta sexta-feira o prazo para entrega da ECF

Guarulhos, 26 de julho de 2016

Termina nesta sexta-feira, 29/07, o prazo de entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), documento que substitui a DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica), que foi extinta. Esta é a segunda entrega do documento, que deve conter informações relativas ao exercício de 2015 de todas as empresas tributadas pelo lucro real, arbitrado ou presumido, e também de entidades imunes e isentas.

“O empresário precisa ficar atento e comparar as informações apresentadas na ECD (Escrituração Contábil Digital) – obrigação que substituiu o livro-caixa”, disse o presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, que está preocupado com o congestionamento durante a entrega, uma vez que é de praxe deixarem para a última hora.

Apesar de a ECF não ser uma novidade para os contribuintes, os empresários e contadores devem evitar os erros mais comuns antes da entrega, pois, o fisco cruza as informações que constam na ECF e na ECD e, em caso de inconsistência, pode colocar a empresa em uma espécie de malha fina. “Na verdade, a obrigação do ECD alimenta o ECF”, explica Paneque.

Para a emissão do ECF, é necessária a assinatura digital da empresa. O Certificado Digital tem validade jurídica para garantir proteção às transações eletrônicas, além de agilizar e desburocratizar processos. A ferramenta ainda garante segurança graças à tecnologia de algoritmos criptografados, o que preserva a confidencialidade e a integridade das informações.

Para obter um certificado digital válido, o empresário pode usar o serviço da ACE-Guarulhos. A entidade realiza o registro de maneira rápida e econômica. Como explica a agente de registro da ACE, Debora Prudente, o certificado digital garante proteção às transações eletrônicas e a outros serviços feitos pela internet. “Temos descontos especiais para quem é associado da ACE”, disse Debora. Para saber mais sobre o registro de Certificado Digital da ACE-Guarulhos, entre em contato no telefone 2137-9312 (falar com a Debora). Ou visite a ACE-Guarulhos: Avenida João Bernardo Medeiros, 278, Bom Clima.