Notícias

Terceiro aeroporto operaria em conjunto com o de Guarulhos

Guarulhos, 13 de julho de 2010

A Região Metropolitana de São Paulo pode receber um terceiro aeroporto internacional com capacidade para atender 60 milhões de passageiros por ano, segundo o governador do Estado, Alberto Goldman (PSDB). O novo empreendimento seria construído em até seis anos com recursos da iniciativa privada e funcionaria em conjunto com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Na opinião de Goldman um novo aeroporto não diminuiria o potencial de Guarulhos. No mês passado ele fez o pedido ao Ministério da Defesa para que o Estado pudesse construir o empreendimento por concessão. Ele não confirmou a área estudada para receber o aeroporto para evitar especulação imobiliária, mas garante que será próximo a Capital paulista.

O governador minimizou a importância do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, para desafogar o grande fluxo de passageiros que circula em Guarulhos e Congonhas. “Fica muito longe de São Paulo, mesmo se tivéssemos o Trem Bala.”

Estudo do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárisa (Snea) no início do ano revelou que o Aeroporto de Guarulhos funciona acima da capacidade máxima desde 2009 quando recebeu 21,6 milhões de passageiros, quando o possível seria 20,5 milhões. A previsão para 2014, ano da Copa do Mundo o Brasil, é que a demanda aumente para 29,5 milhões. A previsão da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) é que as obras do Terceiro Terminal de Passageiros comecem em agosto de 2011 e terminem poucos meses antes do Mundial. A construção tem custo estimado de R$ 652,8 milhões.

Goldman explicou que somente com o Terminal que poderá abrir novamente a licitação para o Trem de Alta Velocidade (TAV), o Trem Bala. A alegação é que os investidores privados não investirão no negócio sem a certeza do crescimento do fluxo de pessoas que o novo terminal trará.

Guarulhos – Alvo de críticas dos petistas de que o Governo do Estado não investe em Guarulhos, Goldman destacou as obras dos tucanos no município. “Temos dois hospitais. Vamos ter o corredor metropolitano de ônibus no próximo ano e o Parque Várzeas do Tietê não terá qualquer habitação.” Ele disse que não tem problemas de dialogar com o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT). “Quando o prefeito quiser posso recebê-lo para ouvir as reclamações ou demandas.”