Telefones com início 6 será alterado
Os clientes da Telefônica das zonas leste e norte e da cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, com número de telefone com início 6 terão o prefixo alterado a partir de janeiro. A mudança é para atender uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que passará a utilizar o início 6 exclusivamente para as operadoras de telefonia celular. A alteração atinge 456 prefixos e dois milhões de clientes de São Paulo.
A Telefônica informou que a mudança será gradual a partir de janeiro e ocorrerá por região. Os clientes foram divididos em nove grupos e os primeiros assinantes, que serão atendidos em janeiro de 2008, já começaram a receber cartas de aviso sobre a mudança. De acordo com a Telefônica, neste primeiro lote, mudam 45 prefixos. Por exemplo, quem tem o número com prefixo 6671-0000 passará a utilizar o 2671-0000.
O número 6 foi escolhido porque não há outras regiões do país, além de São Paulo, com esse prefixo, o que torna a mudança menos abrangente e trabalhosa. As operadoras de celular passarão a vender telefones móveis com início 6. Inicialmente, a idéia era mudar o prefixo 2, mas muitas cidades do Brasil seriam atingidas e a alteração demandaria mais tempo.
A Telefônica ressalta que todos os clientes envolvidos serão avisados com 90 dias de antecedência, por meio de carta com informações detalhadas sobre a migração, data da alteração e o novo número. Durante 30 dias haverá duplo encaminhamento das chamadas, ou seja, tanto as ligações feitas para o número antigo como para o novo serão direcionadas automaticamente ao assinante. Depois disso, por mais 90 dias, as ligações feitas ao antigo serão interceptadas com uma mensagem eletrônica, informando o novo número.
Para os clientes que permitem a divulgação no Guia de Assinantes 102, o novo prefixo será informado a partir da data de alteração. Quem tiver dúvidas, pode contatar a Central de Relacionamento da Telefônica, pelo número 10315.