Tarifa de Itaipu pode ser em real
O presidente da Hidrelétrica de Itaipu, Jorge Miguel Samek, afirmou que a empresa estuda uma forma de desdolarizar as tarifas de energia da Usina de Itaipu. A energia gerada por Itaipu é comercializada pela Eletrobrás e vendida em dólar para as distribuidoras do País e tem contribuído para os aumentos das tarifas para o consumidor.
De acordo com Samek, ainda não foi definida uma fórmula para a mudança, mas o executivo admitiu que poderia ser definido um valor médio anual para o câmbio. Entretanto, Samek lembrou que neste caso seria necessário que alguma instituição financiasse a diferença que poderia surgir com as variações cambiais.
O presidente de Itaipu explicou que a hidrelétrica precisa vender energia com preços atrelados ao dólar, porque é altamente endividada em moeda estrangeira. Segundo o executivo, a dívida da empresa, originada com o empréstimo feito para a construção da usina, soma US$ 19,4 bilhões. O contrato prevê para 2003 o pagamento total do empréstimo, que foi feito em 1973. Samek disse ainda que até maio de 2004, deverão entrar em operação em Itaipu,mais duas turbinas de 700 megawatts (MW). A potência instalada atual da hidrelétrica é de cerca de 12 mil MW. Samek participou nesta segunda (10) da reunião do Conselho Superior do Sistema Eletrobrás.