Notícias

Sua empresa está realmente em ordem?

Guarulhos, 02 de fevereiro de 2009

Após muitos artigos publicados no Jornal Guarulhos Hoje muitas pessoas, entre empresários e empreendedores, entraram em contato conosco solicitando um Guia ou um Manual de como proceder para verificar se a empresa estava, realmente, em ordem.

Desta forma, resolvi escrever este artigo que pretende, em princípio, colaborar com o empresário, especialmente da pequena e média empresa, a fazer uma checagem geral visando identificar todas as eventuais irregularidades que podem comprometer sua empresa perante uma fiscalização, além da gestão estratégica e empresarial.

Todos nós sabemos que o empresário, via de regra, se preocupa mais com a parte comercial, dizendo sempre, que é deste setor que vem o dinheiro para a sustentação da empresa, no que sou obrigado a concordar, mas, por outro lado a falta de “tempo” na elaboração de uma gestão administrativa completa pode, muitas vezes, levar a empresa a enfrentar sérias dificuldades, não só financeiras como, também, de organização.

Por isso, publicaremos nas próximas semanas artigos que falarão dos seguintes assuntos: Conscientização da Responsabilidade Empresarial, Gestão Empresarial Estratégica, Tributário / Fiscal, Recursos Humanos / trabalhistas, Contabilidade, Legal, Outros controles e Conclusão.

Hoje, começaremos a falas sobre a “Conscientização da Responsábilidade Empresarial. São muitos detalhes que existem em uma empresa, muitos setores, obrigações legais, obrigações com os órgãos públicos e muitas obrigações intrínsecas com a própria empresa, tais como: controle de custos, custos para formação do preço de venda, controle de estoque mensal, contabilidade gerencial (imprescindível para uma boa administração), controle de colaboradores, CIPA, fluxogramas de trabalhos internos, controle de manutenção de máquinas e equipamentos, controle interno de despesas e compras, programa 5 S, treinamentos e capacitação de colaboradores, entre outras.

O empreendedor não tem, muitas vezes, o conhecimento de tudo o que envolve um empresário e suas responsabilidades. O empresário atual precisa, muito, acompanhar o nosso tempo. Estamos falando de um mundo globalizado, em que o governo já possui, mediante as informações transmitidas via Internet, todos os nossos dados, nosso movimento financeiro e, conseqüentemente, nossos débitos, o que acaba exigindo que o empresário fique sempre em dia com estas obrigações. A falta de entrega ou envio destas informações, seja ela qual for, gera multas pesadas para a empresa, além de uma possível fiscalização.  

Desta forma, o empresário precisa, sempre, fazer todos os cursos e palestras possíveis para se aprimorar. O conhecimento faz com que a maturidade e a vontade de realizar um planejamento empresarial e uma gestão de acordo com suas necessidades, com uma excelente base e boas informações contábeis, podem propiciar um alicerce estável e forte para enfrentar as agruras do mercado, tão competitivo como ele é.

Wilson Giglio é Diretor de capacitação da ACE-Guarulhos